Como puncionar o Portocath? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Puncionar o ponto médio entre o polegar e o indicador da mão dominante, introduzindo a agulha de Hubber em ângulo reto em relação à pele; 21. Desclampear o sistema e tracionar o êmbolo da seringa para testar o retorno venoso; 22. Aspirar 5mL de sangue e clampear o sistema; 23.
Quem Punciona Portocath?
O Port a Cath, também conhecido como cateter totalmente implantável, é uma atividade assistencial de alta complexidade do enfermeiro e muito utilizado na quimioterapia, quando o acesso venoso do paciente é difícil.
Quem pode puncionar Port-a-cath?
O Parecer nº 030/09, do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, afirma que a punção de cateter tipo Port-a-Cath® deve ser realizada pelo Enfermeiro, haja vista a necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados (CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL, 2009).
Para que serve o Port-a-cath?
É um dispositivo utilizado para administração de medicamentos e coleta de sangue. Uma opção segura e eficiente no manuseio de pacientes oncológicos. É formado por um reservatório e um cateter. Esse reservatório tem formato cilíndrico ou cônico, e podem ser feitos de silicone, plástico ou titânio.
Como ativar um Port-a-cath?
Como é colocado? Através de um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular, é instalado após anestesia local, a duração costuma ser de 30 minutos a 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. Se necessário, poderá até receber o medicamento logo após.
Quais as principais contra indicações para se realizar um exame de RMN?
CONTRA-INDICAÇÕES ABSOLUTAS PARA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ou seja, NÃO PODERÃO realizar o exame de forma alguma:
Aparelhos Auditivos não removíveis.
Bombas de infusão (Inclusive implantáveis)
Cápsula endoscópica.
Cateter de SWAN-GANZ e outros com eletrodos.
Clamp Carotídeo do tipo POPEN-BLAYLOCK.
Mais itens...
Por que pacientes com presença de metais no corpo não podem fazer o exame de ressonância magnética?
O poderoso campo magnético usado na ressonância magnética atrai objetos contendo ferro e pode levá-los a se mover com grande força. Por esse motivo, os pacientes são aconselhados a remover todas as joias, roupas e outros itens que possam conter metal antes de entrar na área da ressonância magnética.