O pó de gesso precisa ser misturado em água, numa proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco e deve seguir uma ordem específica:
3) Mistura do gesso:
Composição: Sal de sódio, sílica e água deionizada. Modo de usar: Dissolva o conteúdo desta embalagem em 1 litro de água filtrada. Posteriormente coloque o material impregnado de gesso, em banho na solução até que dissolva o gesso. Descarte a solução em água corrente.
Então, o melhor a se fazer é investir em um aditivo profissional retardante do gesso para atrasar seu endurecimento e permitir o seu uso prolongado....Dentre elas, podemos mencionar:
Instruções
O material pode ser reintegrado à produção por meio dos revestimentos internos (acabamento ou reboco) ou transformado em placas para isolamento acústico e/ou térmico, blocos de alvenaria, o que facilita também a destinação correta desses produtos.
Sal de sódio, sílica e água deionizada. Instruções de uso: Dissolva o conteúdo desta embalagem em 1 litro de água filtrada. Posteriormente coloque o material impregnado de gesso, em banho na solução até que dissolva o gesso.
Para que o gesso volte ao seu formato comercial, a reciclagem deve ser feita a partir da moagem e calcinação (aquecimento prolongado de algum material a alta temperatura) do material.
A poeira de gesso pode causar um amplo espectro de problemas à saúde das pessoas, acarretando desde efeitos irritativos nos olhos, nas mucosas e no aparelho respiratório, passando por efeitos cutâneos, ou até mesmo efeitos crônicos ou permanentes na saúde das pessoas.
Como forma de minimizar o impacto negativo gerado por empresas clandestinas, a Multilix realiza um efetivo descarte de resíduos de gesso com o intuito de garantir a preservação do meio ambiente.
O gesso agrícola não é o mesmo usado na construção civil, o sulfato de cálcio possui três formas principais (Vitti, 2000) – Anidrita, Gipsita e Gesso Agrícola. Destas, apenas as duas primeiras são utilizadas hoje na indústria cimenteira, assim como para moldagem e como isolante.