Veja 9 formas de driblar o sono na hora de estudar
Estudar quando você está mais cansado imediatamente antes de dormir pode realmente ajudar seu cérebro a reter concentrações mais altas de habilidades novas, como falar uma língua estrangeira ou tocar um instrumento. Existe até um termo para isso: “sleep-learning” (em português, “aprendizado do sono”).
Porém, quando se está estudando, a ATP é convertida em uma outra enzima chamada ADP (adenosina bifosfato), essa conversão faz com que a atividade cerebral fique mais lenta, o que faz com que se sinta sono. Esse é um motivo físico para a sonolência durante os estudos.
Dica prática: Estudar antes de dormir ajuda na memorização. Milhares de estudos já provaram a eficácia de estudar antes de dormir. Só não confunda estudar antes de dormir com estudar com sono. Estude e quando perceber que já está com sono, deite-se e pense um pouco no que estudou isso vai te ajudar na memorização.
É durante o sono que o cérebro realiza remodelações nas conexões entre os neurônios e consolida as informações absorvidas. Estudos mostram que dormir após treinar qualquer atividade cognitiva, aumenta consideravelmente o rendimento, mas é importante não confundir estudar antes de dormir com estudar com sono.
Veja 6 dicas para você estudar à noite sem perder o foco
Pois bem, o período da noite será excelente para se desenvolver no trabalho e impressionar a chefia. Conciliar estudo com o trabalho é uma tarefa complicada, só que à noite isso tende a ser menos difícil, pois você terá a chance de exercer sua profissão tranquilamente durante o horário comercial.
Sobre estudar à noite, é uma ótima alternativa pra quem trabalha, já que pode conciliar as duas atividades sem problemas. Também dá pra citar aqueles que fazem estágio ou outros cursos que não estão disponíveis no período noturno. As turmas da noite e da manhã costumam ser um pouco maiores do que as da tarde.
Estudo durante a noite Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.
Além do elevado custo da mensalidade para bancar a faculdade, o estudante de uma instituição de ensino superior particular poderá ter que pagar bem mais caro a depender do turno que escolher para estudar. Os cursos noturnos, por serem mais concorridos, têm mensalidades bem mais salgadas.
O curso noturno começa, em geral, a partir das 19h e vai até as 22h. Essa é a opção escolhida, em geral, pelos estudantes que trabalham durante o dia. Ao escolher o curso noturno e conciliar com o trabalho, sua rotina será mais rígida.