EQST

Como Optar Pelo Saque Aniversrio?

Como optar pelo saque aniversrio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como optar pelo saque aniversário?

O prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a parte do saldo depositado nas contas neste ano termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador. Por exemplo, quem nasceu em agosto pode aderir à modalidade até 31 de agosto.

Quem opta pelo saque aniversário tem direito ao FGTS?

Caso o trabalhador faça a opção pelo Saque Aniversário, poderá sacar por qualquer das modalidades previstas para o FGTS, a exemplo de saque para aquisição de moradia própria, aposentadoria e outros, mas, na ocorrência da demissão, somente poderá sacar o valor da multa rescisória.

Quem optar pelo saque-aniversário e for demitido?

Resposta: O trabalhador que optou pelo saque-aniversário e é demitido sem justa causa tem direito a receber a multa de 40% do FGTS, mas não consegue acessar o valor total do fundo como faria caso estivesse na modalidade saque-rescisão.

Quem optar pelo saque aniversário pode cancelar depois?

Em caso de desistência do Saque aniversário, o valor integral só ficará disponível 2 anos após a solicitação. Porém, há situações, garantidas por lei que permite o saque total do FGTS.

Quem optar pelo saque aniversário perde o Seguro-desemprego?

Não, o valor pode sofre alterações com o passar do tempo. A cada ano, o saque-aniversário é calculado com base no montante presente em sua conta do FGTS. É possível, inclusive, que as parcelas diminuam, caso o trabalhador fique desempregado, por exemplo.

Como alterar de saque aniversário para saque-rescisão?

O saque do saldo total somente será permitido ao trabalhador que for demitido sem justa causa durante o período de opção por esse modelo de contrato. Caso tenha mudado para o saque-aniversário, poderá voltar para o saque-rescisão, mas a mudança só será feita dois anos depois.