Extremamente dinâmicos, os filhos desse orixá não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam mudando a seu favor. ... Pessoa com impressionante facilidade de comunicação, boa lábia, com charme conseguem tudo o que querem.
A cada determinado dia do mês, deve-se entregar a ele oferendas como: ebô de Oxalá, doburú, frutas diversas sempre brancas, e vela. Essa oferenda serve tanto para abrir os caminhos do Zelador como de seus filhos e clientes e também serva para que ele ajude com Obaluayê na saúde de todos os membros daquele Templo.
Iroko é considerado o guardião das florestas centenárias e da ancestralidade, sendo representado por árvores de grande porte adornadas por um ojá (pano branco) e em seus galhos abriga divindades e os ancestrais. Irôko é o senhor do Tempo e do Espaço.
Bom dia! Hoje dia 4 de outubro é dia de Irôko que possui sincretismo com São Francisco de Assis! Iroko Issó! Eró!
Quitembo ou Quitembu (em quicongo: Kitembu), também chamado Tempo, Quitembe (Kintembe), Tempo-Diabanganga e Tempo-Quiamuílo, é o inquice do tempo cronológico e mítico, atmosfera, tempestade e vento, equivalente ao orixá Irocô e associado a São Lourenço.
O assentamento de Iroko é feito numa gamela oval, pega-se um pedaço do tronco da gameleira branca e faz-se uma pequena estátua de um negro africano com um IDÈ branco no nariz, na cabeça um colar de búzios e moedas. Na gamela põe-se uma corrente em volta , 6moedas e no meio da gamela uma seta e a estátua.
Os filhos de Irôko são tidos como eloqüentes, ciumentos, camaRadas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.
Quatro é o número da Terra; quatro foram os dias que Olorum levou para criar o mundo; a cada dia, Olorum criou quatro Odus – num total de 16; quatro são as estações do ano: verão, inverno, outono e primavera; quatro são os elementais da natureza: fogo, água, terra e ar.
A Umbanda trabalha na energia de pai Obaluaê, orixá da cura, para pedir a misericórdia por esses animais que sofrem. Os animais muitas vezes funcionam como verdadeiras “esponjas” que absorvem energias do meio ao seu redor.
Xangô
Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
Assim, Santa Edwiges, é considerada a Padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias. Sua morte ocorreu no dia 15 de outubro de 1243.