A avaliação da qualidade de vida é oficialmente realizada pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O instrumento utilizado é um questionário onde as perguntas são agrupadas em seis domínios, o físico, aspectos religiosos, psicológico, nível de independência, das relações sociais e do meio ambiente.
Uma das vantagens dos instrumentos WHOQOL é o fato de terem caráter transcultural, podendo, assim, ser utilizados em um local em particular, além de permitir desenvolver pesquisas colaborativas em diversos centros, com culturas diferentes, e comparar os resultados desses diferentes países e populações8,10.
O WHOQOL-100 tem como principal vantagem sua avaliação bastante completa e por facilitar comparações de resultados. As desvanta- gens incluem o tempo demasiado para aplicação. O WHOQOL-BREF também tem este último aspecto como desvantagem; porém, o tempo de aplicação é menor.
Já no domínio Psicológico, os itens importantes seriam os sentimentos positivos e negativos, a autoestima, a imagem corporal e aparência, e os aspectos cognitivos, como pensar, aprender, memória e concentração. A esses subitens ou subdomínios, damos o nome de “facetas”.
Qualidade de vida indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.
As variáveis estudadas foram: sócio-demográficas (sexo, faixa etária, estado conjugal, escolaridade e renda); capacidade funcional (AVDs, básicas e instrumentais); morbidades (especificação da doença e número de doenças associadas); qualidade de vida avaliada pelo WHOQOL-BREF (domínios: físico, psicológico, relações ...
Atividades da Vida Diária - AVD são as tarefas pessoais concernentes aos autocuidados e também a outras habilidades pertinentes ao cotidiano de qualquer pessoa.
Atividades instrumentais da vida diária (AIVD) são habilidades complexas necessárias para se viver de maneira independente. Essas habilidades são geralmente aprendidas durante a adolescência e incluem: Gerenciar as finanças.
Análise ajustada para atividade física nos domínios lazer, trabalho, casa, transporte e na soma deles (atividade total), em homens e mulheres, segundo escolaridade, no Município de São Paulo, Brasil, 2003 e 2008.
Abordaremos neste artigo os cinco componentes da aptidão física relacionados à saúde, que são eles: força muscular, resistência muscular, resistência cárdio-respiratória, flexibilidade e composição corporal; mostrando seus conceitos, classificações, fatores influenciadores e sua importância para a saúde.
Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos falando do exercício físico. Nesse caso, ele geralmente é orientado por um profissional de educação física.
A atividade física compreende qualquer movimento corporal resultante de contrações musculares associa- do a um gasto energético acima do nível de repouso. ... movimentos corporais planeados, organizados e repe- tidos com o objetivo de manter ou melhorar uma ou mais componentes da aptidão física.
Quando nos referimos ao exercício físico devemos compreendê-lo como um tipo (subcategoria) de atividade física mais organizada, que inclui duração, intensidade, frequência e ritmo. O esporte por sua vez envolve o conceito de desempenho, ou seja, a pessoa tem de realizar a competição da melhor forma (ex.
Resposta: – atividades consideradas como de intensidade moderada são as que consomem de 3 a 5,9 METs (equivalentes metabólicos). Na prática, são exemplos: andar a > 5 hm/h, andar de bicicleta a menos de 16 km/h, jogar tênis em duplas e dança de salão. – atividades consideradas como intensas consomem 6 METs ou mais.
Resposta: Fazer atividade física é muito importante para a saúde das crianças e dos adultos, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras, por isso a sua prática é muito importante.
Resposta: A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo.
A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo.