A maneira mais fácil de encontrá-los é quando eles aparecem como parte de uma constelação.
Para ver, é bem simples: basta achar a Lua. As duas grandes "estrelas" abaixo dela, serão, nesta ordem, os planetas Saturno (menor e mais dourado) e Júpiter (o ponto mais brilhante). Apenas torça para o céu estar limpo, sem chuva ou muitas nuvens.
Telescópio Refletor
Comece de Alpheratz, a primeira estrela de Andrômeda, e siga duas estrelas à frente até chegar em Mirach, que terá Mu Andromedae acima dela. Ao desenhar uma linha passando por cima dessas duas estrelas e indo além de Mu Andromedae, você chegará à Galáxia de Andrômeda.
A Grande Nuvem de Magalhães é visível como um distinto objeto no céu noturno do hemisfério sul, abrindo seu contorno entre as constelações de Dorado e Mensa.
A Via Láctea fica mais visível em quase toda sua extensão no hemisfério sul do planeta. Isso não impede que você tente fotografá-la no norte, mas a galáxia só estará à vista da metade ao sul do céu, enquanto no hemisfério sul ela se espalha sobre toda a cabeça.
A galáxia conhecida como Via Láctea, na qual está localizado o Sistema Solar, navega pelo Cosmos ao lado de duas nebulosas espirais menores – galáxias-satélites -, denominadas Nuvens de Magalhães. ... Ambas podem ser visualizadas a olho nu no Hemisfério Sul, entre a Linha do Equador e o Polo Sul.
Resposta. A Grande Nuvem de Magalhães é a galáxia mais brilhante, observada aqui da Terra, pode ser muito bem observada a olho nu, em boas condições de céu noturno.
Para encontrar a nebulosa no céu, procure pelas Três Marias, acima do seu horizonte oeste, perto de onde o Sol se pôs, bem no início da noite. Nebulosas como a do Órion nos permitem estudar os estágios iniciais da formação estelar e, como sabemos, ao redor das estrelas se formam também planetas.
Telúricos, terrestres ou rochosos: correspondem aos quatro planetas mais próximos do Sol (mais densos), constituídos de ferro, metais pesados e rocha. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
A Terra é uma planeta que deu certo: a abundância de água e de carbono foram essenciais para o surgimento da vida por aqui. A distância do Sol, as camadas da atmosfera, a gravidade, a temperatura média, a influência da Lua e várias outras características são ideais para a manutenção dos seres vivos.