Como identificar um prosopopeia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Prosopopeia ou personificação Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos. Observe os exemplos: As pedras andam vagarosamente. O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia.
Qual é o conceito de prosopopeia?
A prosopopeia, ou personificação, é uma figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.
Como fazer uma prosopopeia?
Dessa forma, ocorre construção de figura de linguagem por personificação em relação ao objeto. Veja outro exemplo: “A Amazônia chora devido ao desmatamento.” Observe que na oração “A Amazônia chora…” o verbo está em relação a um sujeito inanimado e que realiza ação comum a seres humanos ou animados.
O que é e exemplos de comparação?
A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.
Como se faz uma comparação?
A comparação é feita ao se criar uma analogia entre dois termos baseada em semelhanças. Essa analogia deve ter um conector que indique o paralelo que se faz entre os dois elementos. Veja: “Ela foi rápida feito um trem.”
O que é Prosopopeia: Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.