Assim, geralmente o tampão fosfato é utilizado para menter o pH de uma solução ao redor de 7. Logo, os componentes ácido-base do tampão fosfato para manter um pH de 7, por exemplo 7,4 poderão ser os sais ácidos NaH2PO4 ou KH2PO4 e os sais Na2HPO4 ou K2HPO4 que funcionarão como base conjugada.
Para cada leitura use um tubo de ensaio Adicionar 0,30 mL de amostra (ou água para a referência) Adicionar 1,10 mL de tampão fosfato pH 7.
Um tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução. ...
Cada solução-tampão atua em determinada faixa de pH. Por exemplo, o sangue humano é uma solução-tampão ligeiramente básica, cujo pH se mantém entre 7,35 e 7,45. Já a saliva é um sistema-tampão com pH constante no intervalo de 6,8 a 7,0.
Entende-se por Sistema-Tampão como todo e qualquer sistema capaz de impedir grandes variações de PH quando houver adição de ácido ou álcalis. Os fatores que determinam sua eficiência são o PH e a Concentração.
Um agente tamponador, ou agente tampão, ajusta e estabiliza o pH de uma solução. A função de um agente tamponador é conduzir uma solução ácida ou alcalina a um certo pH e prevenir a mudança deste pH.
Para a formação de uma solução assim, mistura-se o ácido fraco com um sal do mesmo ânion desse ácido. Por exemplo, considere uma solução-tampão constituída de ácido acético (H3CCOOH(aq)) e acetato de sódio (H3CCOONa(s)). Veja que ambos possuem o ânion acetato: (H3CCOO-(aq)). ... Já a ionização do ácido é pequena.
A constante de dissociação de base é uma medida de quão completamente uma base se dissocia em seus íons componentes na água.