Os acordes dissonantes são formados de 4 ou mais notas. Tomamos as notas normais do acorde, maior ou menor e adicionamos uma nota da escala cromática. Assim, existe por exemplo, um acorde de G com as notas normais mais um A. Ou um C com A#.
adjetivo Que expressa ou ocasiona dissonância: melodia dissonante. Que não combina; desarmônico: os convidados possuem argumentos dissonantes.
Intervalo consonante é aquele cujas notas se completam. ... Todos os intervalos justos (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) são classificados como consonâncias perfeitas. Já os intervalos de 3ª e 6ª (M ou m) são classificados como consonâncias imperfeitas.
A tríade aumentada é formada pela nota fundamental, pela terça maior (2 tons da fundamental) e pela quinta aumentada (4 tons da fundamental), e consiste no empilhamento de duas terças maiores (3ª maior + 3ª maior). Para obtermos um acorde aumentado basta adicionar um semitom ao quinto grau (5ª) de um acorde maior.
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
Esse tipo de acorde pode atuar como acorde de passagem entre os graus IV e V. Antes de mais nada, vamos dar nomes aos bois para não ficar tão abstrato: suponha que estamos campo harmônico de Dó maior. Os graus IV e V, portanto, serão os acordes F e G.
Os acordes com sétima são extremamente importantes para uma música, uma vez que exercem a função de tensão, ou seja, quando você o toca sente que precisa resolver logo, que precisa tocar outro acorde. Um exemplo seria se você tocasse o acorde de C7 e depois tocasse o acorde F.
Os acordes de Dominante são usados exatamente para criar um movimento de contraposição aos acordes de Tônica, como veremos mais adiante quando falarmos de cadências. O outro acorde que possui função de Dominante no campo harmônico é o acorde do quinto grau - no nosso exemplo, o de G (Sol maior):
O acorde de sétima é qualquer acorde que possua uma sétima (três terças sobrepostas), ele sendo: maior, menor, diminuto, Aumentativo ou suspenso. Também pode ser chamado de tétrade (Tríade+7) quando há quatro notas diferentes, que se chamam fundamental, terça, quinta e sétima.
Como fazer o C9 no violão:
Outra explicação para os acordes de passagem seriam aqueles acordes que possuem uma curta duração na música, independentemente de serem tonais ou atonais. Um exemplo de acorde de passagem seria: D – A – A# – G – G#, onde A# e G# seriam vistos como acordes de passagem.
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Hoje estamos falando do acorde de Lá maior com com nona, então as veja as possibilidades de escrever a cifra deste acorde são: