Como Foi O Processo De Independncia Dos Estados Unidos?

Como foi o processo de Independncia dos Estados Unidos

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.

Apesar do caráter não separatista, a coroa inglesa, representada pelo Rei George III, não acatou as propostas e tomou medidas, ainda mais, severas. Entre elas, a criação das Leis Intoleráveis, como a Lei do Aquartelamento. O texto dizia que todo colono era obrigado e fornecer alimento, moradia e transporte para os soldados ingleses.

Lei do Chá

Veio a Revolução Industrial, fazendo com que essa burguesia buscasse novas fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores. 

(Fuvest-SP) "O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita [...J o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade."

Contexto e história da Independência dos Estados Unidos

Contexto e história da Independência dos Estados Unidos

As medidas, obviamente, geraram protestos e manifestações por parte dos colonos. Um dos acontecimentos mais marcantes foi a Festa do Chá em Boston. Mas, não pense que foi uma comemoração festiva! Na ocasião, colonos vestidos de índios invadiram, durante a noite, um navio inglês carregado de chá, jogando toda a carga ao mar.

O conflito aconteceu entre os anos de 1756 e 1763 envolvendo França e Inglaterra, tratando-se da disputa por territórios da América do Norte. A metrópole inglesa acabou como vitoriosa mas, os prejuízos causados pela guerra foram cobrados dos colonos, em especial, os habitantes da região Norte.

É importante lembrar que no século passado a Inglaterra deixou de ser uma monarquia absolutista e virou uma monarquia parlamentar constitucionalista, após a Revolução Inglesa. Assim, era a burguesia que controlava o país efetivamente. 

A independência dos Estados Unidos foi pacífica?

Aqui já entendemos que as colônias americanas passaram a ser enxergadas como objeto de exploração, coisa que não acontecia tanto antes (lembre-se do modelo de colonização inicial).

As famílias que migraram para lá baseavam sua economia na subsistência e pequena propriedade privada. O trabalho era livre, assalariado e voltado ao mercado interno.

Leis da discórdia

<strong>Leis da discórdia</strong>

Ainda assim, todos os colonos tinham certa liberdade de comércio já que não era uma área foco da Inglaterra, então começaram a fazer comércio direto com outras colônias e países

As colônias do Sul tinham épocas de frio rigoroso, mas outras de verão produtivo, o que permitiu o desenvolvimento do plantation. A colonização foi baseada na agricultura monocultora e latifundiária, além da mão de obra escrava e produção voltada para o mercado externo.

A expansão empreendida pelos EUA rumo ao oeste do continente foi fundamentada em uma ideia de que os povos de origem anglo-saxônica supostamente seriam predestinados por Deus para ocupar o território americano. Qual o nome dado a esta ideia?

Causas da Independência dos Estados Unidos

A vitória foi conquistada após a Batalha de Yorktown, em 19 de outubro de 1781. Mas os ingleses só reconheceram legalmente a Independência dos EUA com a assinatura do Tratado de Paris, em 1783.

No final, a Inglaterra ganhou da França porque foi apoiada pelos colonos locais. Eles apoiaram os ingleses porque acharam que seriam recompensados. Mas não foi bem assim…

A Independência dos EUA foi declarada no dia 4 de julho de 1776. Ela foi um processo que acabou com o vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias e a Inglaterra, fazendo surgir a nação com esse nome que conhecemos hoje.

Quais foram as causas da Independência dos Estados Unidos da América?

Então, os Estados Unidos já surgiram sendo republicanos e federalistas (autonomia para os estados), inspirados no Iluminismo (liberdade, razão e igualdade). 

Os Estados Unidos, assim como os demais países americanos, foram colonizadas por metrópoles europeias. O território era formado por treze colônias sob o comando da Inglaterra que, no século XVIII, eram usadas para a obtenção de lucros e recursos que não eram disponíveis na Europa, como minerais e vegetais.

Declaração de Independência dos Estados Unidos

Já o Segundo Congresso da Filadélfia, que ocorreu em 1776, tinha como objetivo maior a independência dos Estados Unidos, que já não aguentava a repressão da Inglaterra. Foi durante este congresso que o famoso Thomas Jefferson escreveu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Mais uma vez, a Inglaterra não aceitou aquilo, só que os colonos continuaram com seus objetivos e declararam independência (no famoso 4 de julho), o que resultou na chamada Guerra da Independência das Treze Colônias. Os Estados Unidos, apoiados pela França (inimiga da Inglaterra) e Espanha, venceram essa guerra, que ocorreu entre 1776 e 1783.

Claramente isso não aconteceu de forma pacífica, então também podemos chamar esse episódio de Revolução Americana. O conflito foi tão grande que os ingleses só reconheceram a independência americana em 1783.

Quatro anos após a o fim da Guerra da Independência, o texto da Constituição dos Estados Unidos ficou pronto. Trazendo forte influência iluminista, a Carta garantia a propriedade privada, optou por manter a escravidão, adotou o sistema de república federativa e, também, defendeu as garantias e direitos individuais do cidadão.

Quais são as consequências da Independência dos Estados Unidos?

A Independência dos Estados Unidos, ou Revolução Americana, consolidou o país como uma República Federalista e dentre suas consequências: ... França e Espanha recuperaram territórios americanos que haviam perdido; Permitiu a divisão interna do território americano, que levaria anos mais tarde à Guerra Civil.

Qual das guerras teve relação com o processo de independência dos Estados Unidos da América?

A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) foi a mais relevante dessas guerras, pois colocou franceses e ingleses disputando o controle de territórios na América do Norte.

Quais foram os motivos que levaram as treze colônias buscarem sua independência?

Historiadores contam que três outros motivos foram essenciais para o desenvolvimento da independência que envolvia as treze colônias americanas e a formação dos Estados Unidos, são eles: a disputa territorial entre os franceses e ingleses, o medo que os colonos tinham de um possível ataque indígena e o boom das ideias ...

Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da independência dos Estados Unidos em 1776?

1. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)? C - Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.

Quem declarou a independência dos Estados Unidos da América?

Declaração da Independência dos Estados UnidosMais 5 linhas

Qual evento que aconteceu e foi um dos impulsionadores do processo de Independência dos Estados Unidos?

d) após o Tratado de Versalhes, que pôs fim à guerra de Independência, em 1783. A imagem diz respeito à qual evento que antecedeu e foi um dos impulsionadores do processo de Independência dos Estados Unidos? a) Guerra dos Sete Anos.

Quem elaborou a Declaração da Independência dos Estados Unidos?

Declaração da Independência dos Estados UnidosMais 5 linhas

Qual o motivo que levou os colonos a buscarem a independência da metrópole inglesa?

O processo de independência dos Estados Unidos se iniciou devido à insatisfação dos colonos com a Inglaterra, que era a metrópole das Treze Colônias americanas. Essas treze colônias foram formadas principalmente por imigrantes calvinistas da Grã-Bretanha, perseguidos na Europa por se oporem ao pensamento real.

Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas que geraram forte?

7- Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA? A - Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.

Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal?

Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal? B - A base era o artesanato e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema monetário (uso de moedas). C - A economia era controlada pelos servos, que detinham quase toda a riqueza da Europa na época feudal.

Quais as pessoas que assinaram a Declaração de Independência dos EUA?

A Declaração de Independência é o documento fundador dos Estados Unidos da América (EUA). ... Da esquerda para a direita, Benjamin Franklin, John Adams e Thomas Jefferson reunidos em Filadélfia, na Pensilvânia, para revisar o rascunho da Declaração de Independência dos Estados Unidos, em 1776 (pintura de 1932).