EQST

Como Feita A Eletrocirurgia?

Como é feita a eletrocirurgia?

Como funciona o procedimento de eletrocirurgia? A corrente elétrica é obtida com o uso de um gerador que chega ao corpo do paciente em um eletrodo ativo. A corrente sai através de um eletrodo neutro, que é uma placa colocada junto ao corpo da pessoa que está sendo tratada.

Quais são os tipos de eletrocirurgia?

Quais os diferentes tipos de sistemas de eletrocirurgia? Existem diferentes tipos de bisturis com acionamento elétrico que importa distinguir: os bisturis elétricos de radiofrequência (ou de alta frequência), os bisturis a ultrassons e os bisturis de ressonância molecular.

Para que serve a eletrocirurgia?

A unidade eletrocirúrgica destina-se ao apoio a procedimentos cirúrgicos, realizando corte e hemostasia de tecidos, através de aplicação de corrente elétrica no corpo humano.

Quais são os cuidados que se deve tomar com a Unidade de eletrocirurgia?

Os cuidados de enfermagem essenciais são a escolha do melhor local para colocação da placa dispersiva, sem pelos, longe de proeminências ósseas, em local mais próximo possível da incisão cirúrgica, proteção contra o risco de molhar a placa, posicionamento do paciente, e o não uso de substâncias antissépticas alcoólicas ...

O que é eletrocirurgia monopolar?

A eletrocirurgia no sistema Monopolar pode ser usado em várias modalidades incluindo o corte e a cauterização. Através do eletrodo denominado ativo, a energia irá entrar no corpo do paciente podendo ser usado para corte do tecido e a coagulação.

O que é corrente monopolar?

No sistema monopolar, o eletrodo ativo está distante do eletrodo passivo. ... O fluxo da corrente elétrica, no tecido humano, se limita ao espaço entre os dois eletrodos. A corrente elétrica não atravessa o corpo do paciente.

Onde colocar a placa de Cauterio?

O local da placa dispersiva é geralmente ditado pelo sítio cirúrgico, deve ser posicionada o mais próximo possível do campo operatório, preferencialmente em pele limpa e seca, em área bem vascularizada e com maior massa muscular.

Qual a importância da placa inativa?

— Selecionar o local apropriado e colocar a placa inativa de modo a proporcionar boa área de contato, antes de a equipe cirúrgica iniciar o preparo da área operatoria. ... — Ao colocar o paciente em posição especial para a cirurgia, rever a colocação da placa e possível contato com outras partes metálicas.

Quais são as funções do bisturi elétrico?

Atualmente, os Bisturis Eletrônicos, são equipamentos cirúrgicos de alta frequência, totalmente microprocessados, capazes de realizar corte e coagulação dos tecidos mediante a aplicação de corrente elétrica de alta frequência (MHz), que produz um aquecimento local instantâneo e controlado.

Qual a diferença entre a unidade Eletrocirurgica monopolar é bipolar?

Bisturi Monopolar O eletrodo ativo é utilizado no tecido-alvo, enquanto o eletrodo neutro fica em contato com a pele do paciente. Já no sistema bipolar, o eletrodo positivo e o eletrodo neutro são bastante próximos, limitando o fluxo da corrente elétrica.

Como ocorre o funcionamento do sistema monopolar?

Sistema Monopolar A corrente chega ao tecido a ser cortado ou coagulado através do eletrodo ativo, saindo dos tecidos biológicos através da placa Neutro (eletrodo dispersivo). A placa é fixada em qualquer parte do corpo do paciente. A eletrocirurgia monopolar é bem utilizada por conta da sua versatilidade e eficácia.

O que é corrente Diadinamica?

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As correntes diadinâmicas são correntes alternadas retificadas em ondas completas ou semiondas e foram desenvolvidas por Pierre Bernard. Essas correntes são utilizadas na prática clínica para analgesia e reparação de lesões de tecidos moles; entretanto, sem evidências científicas.

O que é corrente dinâmica?

São correntes alternadas senoidais, de baixa frequência (50 a 100 Hz), com retificação monofásica ou bifásica. São interrompidas com alternâncias rítmicas, e podem trocar continuamente de frequência ou ainda combinar-se em defasagem de uma corrente senoidal monofásica.

O que é placa dispersiva?

A Placa Dispersiva é utilizada como eletrodo dispersivo em conjunto com aplicadores e também em aplicações fixas no equipamento Tecare da HTM. Indicadas para tratamentos estéticos como gordura localizada, celulite, entre outros.