O processo padrão é basicamente colocar uma porção de material orgânico, rico em carbono, para duas porções de material seco (palha, folhas secas, serragem de madeira virgem, grama seca), rico em nitrogênio, em seguida, misturar bem para aerar e facilitar a ação dos microrganismos.
Na compostagem ocorre uma decomposição controlada da matéria orgânica, onde micro- organismos, principalmente fungos e bactérias, vão atuar de forma a degradar as moléculas mais complexas presentes, fazendo com que alguns nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos vegetais e presentes na matéria orgânica inicial, ...
Como pode acelerar a decomposição de matéria orgânica para compostagem
Já o que não pode ser colocado na composteira são frutas cítricas, fezes de cães e gatos, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo, papel, arroz, serragem de madeira tratada, carvão vegetal e plantas doentes. Estes materiais comprometem a biodegradação da matéria orgânica dentro da composteira.
· A leira de compostagem deve ser colocada diretamente em contato com a terra, jamais sobre uma superfície de pedra ou cimento. Ela precisa do contato com a terra para que os organismos que ajudam no processo de decomposição penetre na pilha.
O húmus de minhoca é um adubo natural de excelente qualidade. Ele é o esterco da minhoca, produto da digestão das minhocas que nesse caso se alimentam dos resíduos orgânicos colocados na composteira. Além de acelerar o processo da compostagem as minhocas beneficiam o composto transformando os alimentos em húmus.
Excesso de umidade Se houver gotejamento, coloque mais material seco (dê preferência para serragem, folhas secas, material palhoso seco e terra vegetal seca). Em seguida, remexa a mistura. Se sua composteira estiver seca, acrescente pedaços de fibra de coco umedecida, vegetais frescos ou mesmo água.
Isso porque, dependendo da regulação da umidade, as cascas a atraem. Esses insetos incomodam muito e colocam ovos em resíduos de cascas, que, quando jogados na mistura, podem brotar. Por isso, o ideal é regular a umidade e, ao gerar o resíduo, deixá-lo em um recipiente fechado até ser introduzido na composteira.
Para isso, basta colocar em um copo (ou um recipiente não muito grande) 2 colheres (sopa) de açúcar, preencher com vinagre de maçã e finalizar com um pouco de detergente. Agora é só mexer bem até formar espuma e deixar esse copo perto do local onde há muitas moscas.
Plantas tropicais de umidade detestam frio e tempo seco, são as primeiras a sofrer no inverno. Borrife a folhagem nos dias mais secos e mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada. Também vale prestar atenção à adubação, pra que elas … Sempre encontro vários bichinhos nas minhas plantas e no substrato.
Alternativa 3: coloque telas na sua composteira Portanto, embora o composto precise de um bom fluxo de ar, não significa que você precise fornecer enormes buracos para que as moscas entrem e saiam. Cobrir os orifícios de ar com uma tela de malha geralmente é suficiente para eliminar ou reduzir as larvas.
Ferva água. Quando estiver pronto para combater a infestação, encha uma panela grande com água e acenda o fogão. Você também pode usar uma chaleira elétrica. Quando a água estiver fervendo, despeje-a sobre as larvas da lixeira. A água fervente vai matar as larvas na hora.
O tratamento mais adequado para as bicheiras é a realização de higienização periódica do animal infestado e a utilização do Bernec Pour On. O produto é um bernicida, de rápida ação sobre bernes e bicheiras, com resultados visíveis em 24 horas após sua aplicação.
As moscas varejeiras (Calliphoridae), moscas domésticas (Muscidae), moscas da carne (Sarcophagidae), mosca de frutas (Tephritidae) e muitas outras, geralmente, colocam seus ovos no lixo.
As moscas perfuram as cascas das frutas maduras e depositam os ovos, que se transformam em larvas. As larvas desenvolvem-se dentro do fruto, alimentando-se dele até atingir o estágio em que podem sair desse ambiente. Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável.
Berne, tapuru ou dermatobiose é uma infecção produzida por um estágio larval, tipo de doença conhecida da mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida no Brasil como mosca-berneira, que infecta diversos animais, principalmente bovinos.
A larva do nematódeo penetra na pele e provoca lesões por onde passa. O bicho-geográfico é contraído quando os seres humanos entram em contato com solo ou areia contaminados pelas fezes de animais contaminados. As larvas, então, penetram na pele, ficando limitadas à epiderme e derme superficial.
TRATAMENTO DA LARVA MIGRANS Uma ou poucas lesões: usa-se a pomada de Tiabendazol a 5% três vezes ao dia, durante 10 dias. Muitas lesões: usar o tiabendazol sistêmico na dose de 25 mg/kg de peso, duas vezes ao dia, 5 a 7 dias. Albendazol 400 mg/dia em dose única ou repetido durante três dias consecutivos.
Como prevenir Para não correr o risco de ser contaminado pelo bicho-geográfico é preciso evitar andar sem sapatos e não sentar em locais onde possam ter passado fezes de cães e gatos. Caso vá andar descalço em terrenos onde possam ter a doença, lave os pés com água fria.
A micose passa de uma pessoa para outra por contato. O fungo pode estar no chão, na água ou em objetos, como sapatos ou toalhas.
As micoses podem ser dividas em cinco grupos diferentes: Superficiais: afetam apenas a camada mais superficial da pele, a qual é formada por células mortas, ricas em queratina (extrato córneo).
Tinha negra ou tinea nigre é uma micose superficial benigna caracterizada por manchas marrons ou negras (máculas hiperpigmentadas) superficiais, indolores e sem inflamação causadas pelo fungo Hortaea werneckii.