Como feita a avaliaço do estgio probatrio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A avaliação de estágio probatório é a ferramenta de gestão que permite avaliar se o novo servidor está apto para adquirir a estabilidade em seu cargo efetivo. ... A avaliação passa a ser realizada a cada 180 dias de efetivo exercício, favorecendo sua efetividade.
Quem avalia o servidor em estágio Probatorio?
O estágio probatório é um período de tempo no qual o servidor público é avaliado pelos seus superiores. A avaliação começa justamente após a posse e o começo do trabalho. ... O estágio probatório é regulado pela Lei n° 8.112/1990.
Que pontos são observados no período de avaliação no estágio probatório?
1) Durante o período de estágio probatório serão avaliadas a aptidão e a capacidade do servidor para o exercício do cargo, observados os fatores: responsabilidade, organização/planejamento, iniciativa/decisão, disciplina, qualidade do trabalho, relacionamento/comunicação, racionalização, confiabilidade, cooperação, ...
Quanto tempo é o estágio probatório?
3 anos
O estágio probatório tem a duração de 3 anos após iniciar as atividades na administração pública. No entanto, nem sempre foi esse prazo, porque houve uma certa confusão entre a lei 8.112/1990 que previa 2 anos, mas a EC 19/1998 alterou para 3 anos.
O que é o estágio probatório?
Estágio probatório ou estágio de formação é o período/processo que visa aferir se o servidor público possui aptidão e capacidade para o desempenho do cargo de provimento efetivo no qual ingressou por força de concurso público.
Pode engravidar durante o estágio probatório?
A medida penaliza as mulheres que gozam da licença gestação durante o prazo do estágio probatório, usurpando seu direito de licença. Além disso, desestimula as mulheres a engravidar quando bem entenderem, segundo o planejamento familiar, o que significa interferência injustificada do Estado sobre suas escolhas".
Qual licença poderá ser concedida ao servidor mesmo estando em estágio probatório?
Durante o período de estágio probatório o servidor não está impedido de exercer qualquer cargo em comissão ou funções de direção, assessoramento ou chefia. ... O servidor poderá, ainda, ser afastado para exercício de mandato eletivo, estudo ou missão no exterior.
O que é o estágio probatório do servidor público?
Estágio probatório ou estágio de formação é o período/processo que visa aferir se o servidor público possui aptidão e capacidade para o desempenho do cargo de provimento efetivo no qual ingressou por força de concurso público.
Quantas faltas pode ter no estágio probatório?
– De 1 (uma) a 3 (três) faltas injustificadas subtrai 2,00 (dois) pontos da nota avaliação de desempenho do período; – Acima de 3 (três) faltas injustificadas subtrai 3,50 (três e cinquenta) pontos da nota da avaliação de desempenho do período.
O que faz reprovar no estágio probatório?
Caso o servidor não possua um desempenho satisfatório, pode ser reprovado e demitido após o “tempo de estágio”, que se refere aos primeiros 3 anos de atividade no cargo. Atenção! O estágio probatório ocorre a cada novo cargo assumido pelo servidor.
Pode fazer permuta em estágio probatório?
O servidor em estágio probatório também pode requerer a remoção por permuta. O que irá distinguir os requerentes, em caso de empate, serão critérios como tempo de serviço público, tempo de serviço no órgão, período transcorrido desde a última remoção, se for o caso, entre outros.
Quais licenças suspendem o estágio probatório?
O estágio probatório ficará suspenso durante:
licença por motivo de doença em pessoa da família;
licença por motivo de afastamento do cônjuge (sem remuneração);
licença para atividade política;
afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere;
Mais itens...
Pode tomar posse grávida?
Algumas mulheres podem ter medo de perder sua oportunidade de ingressar no concurso público por conta da gravidez. Mas não se preocupe concurseira, é direito seu tomar posse do seu cargo!
Quem está em estágio probatório pode tirar licença?
Durante o cumprimento do estágio probatório o agente não poderá requerer licença para tratar de assuntos particulares. O servidor também não poderá requerer afastamento para participação em programa de pós-graduação no país ou no exterior.
O que suspende o estágio probatório?
O estágio probatório ficará suspenso durante: licença por motivo de doença em pessoa da família; licença por motivo de afastamento do cônjuge (sem remuneração);
Qual a duração do estágio probatório para os cargos públicos vitalícios e efetivos?
Para os servidores vitalícios, o prazo do estágio probatório é de dois anos e como já fora dito anteriormente só perdem o cargo em razão de sentença com trânsito em julgado.
Qual nota reprova no estágio probatório?
Faltas Injustificadas, considerando que: – De 1 (uma) a 3 (três) faltas injustificadas subtrai 2,00 (dois) pontos da nota avaliação de desempenho do período; – Acima de 3 (três) faltas injustificadas subtrai 3,50 (três e cinquenta) pontos da nota da avaliação de desempenho do período.
Quem está em estágio probatório pode pedir remoção?
Já no âmbito federal, no Estatuto dos servidores civis federais (Lei nº 8.112/90) não há nenhum artigo que proíba expressamente a remoção de servidor público em estágio probatório.
Quem está em estágio probatório pode assumir cargo comissionado?
Durante o período de estágio probatório o servidor não está impedido de exercer qualquer cargo em comissão ou funções de direção, assessoramento ou chefia. A cessão do servidor em estágio para outro órgão somente será possível se for para exercer um cargo em comissão.
Quem está grávida pode assumir cargo público?
Algumas mulheres podem ter medo de perder sua oportunidade de ingressar no concurso público por conta da gravidez. Mas não se preocupe concurseira, é direito seu tomar posse do seu cargo!