Como Fazer Receita Digital?

Como fazer Receita Digital

A prescrição digital otimiza a rotina dos profissionais de saúde, dispensa o uso do papel, minimiza fraudes (receitas falsificadas), e traz mais segurança ao processo utilizando o certificado digital ICP-Brasil* para assinatura dos documentos na plataforma.

As prescrições deverão levar em conta o que é estabelecido nas legislações pertinentes à emissão de receituário médico. De acordo com a Resolução CFM nº 2.299/21, todo documento médico emitido digitalmente deve ter: nome, CRM e endereço do médico, Registro de Qualificação de Especialista, em caso de vinculação com especialidade ou área de atuação, nome e identificação legal do paciente, data e hora da emissão do documento e assinatura digital do médico.

Aceitamos assinatura via todos os certificados digitais ICP-Brasil. Conheça a nossa parceria com a safeweb para quem já tem a biometria cadastrada! Preços promocionais para usuários.

Com essa nova forma de atuação, surgiram muitas dúvidas a respeito das receitas enviadas à distância. Como validar receita digital na farmácia? Quais medicamentos podem ser prescritos por receita digital?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como colocar em prática, respeitando as regras estabelecidas pelo Governo Federal e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas calma. Respira!  

Quais medicamentos podem ser prescritos por receita digital?

Quais medicamentos podem ser prescritos por receita digital?

Tenha todas as suas receitas, atestados e pedidos de exames ao seu alcance sempre que precisar. Basta acessar a área logada e pronto. Envie sua receita para a farmácia e receba seu medicamento em casa.

As informações que constam no documento digital são totalmente protegidas, pois a assinatura digital em receitas médicas garante autenticidade, integridade e autoria com o uso do certificado digital.

“Com a Resolução nº 2.299/21, estabelecemos critérios para que as plataformas de prescrição eletrônica sigam padrões avançados de segurança da informação, privacidade de dados sensíveis (como as da LGPD) e equilíbrio nas relações comerciais, além dos regramentos éticos do CFM. Mais que isso, disponibilizamos aos médicos, totalmente gratuita, uma plataforma atendendo todos os dispositivos legais”, afirma o relator da Resolução e diretor da Coordenação de Informática do CFM, Hideraldo Cabeça.

Prescrição Digital

O processo digital otimiza a rotina de trabalho do(a) Veterinário(a), trazendo mais agilidade, economia, comodidade e segurança para os profissionais e os tutores de animais de estimação.

E se você está em busca de uma plataforma de assinatura digital, precisa conhecer a TOTVS Assinatura Eletrônica.

Healthtech focada em promover o acesso à melhor gestão para médicos que querem levar seus consultórios ao próximo nível e gestores que buscam uma solução high-end e robusta que dê conta da operação de ponta à ponta.

Uma empresa do grupo

Uma empresa do grupo

Não. O termo receita digital ou prescrição digital refere-se exclusivamente a um documento que tenha tido origem digital e seja mantido digitalmente, isto é, pode ser consultado e validado via internet. Uma receita impressa de um arquivo em formato .pdf, um e-mail impresso que contenha uma prescrição ou, mesmo a digitalização de uma receita, não são considerados prescrições digitais.

Para utilizar a assinatura eletrônica, especificamente a modalidade digital, o profissional de saúde precisa de um certificado, conforme consta na Portaria nº 467/2020, do Ministério da Saúde.

Prescrição Digital

A redução de custos de impressão também é muito relevante para quem possui um negócio de saúde, desde clínicas a farmácias.

Essa facilidade ocorre graças a uma parceria entre o governo brasileiro, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF). 

Assine nossa newsletter!

Além de a farmácia ter acesso à internet, o farmacêutico deverá estar habilitado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição. Após acessar a receita digitalmente, o farmacêutico deverá checar as credenciais do médico prescritor. Essa checagem pode ser feita no site precricaoeletronica.cfm.org.br, ou no site do ITI.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o CRM Digital conta com sistema antifraude e criptografia, o que dificulta a falsificação, e segue o padrão ICP-Brasil.

A ICP-Brasil é a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) do Brasil, que é mantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal ligada à Casa Civil da presidência da República. Um documento certificado pela ICP-Brasil tem garantida a sua autenticidade, integridade e validade jurídica. O ICP-Brasil garante que a mensagem veio do emissor.

Como funciona Receituario Digital?

Como o próprio nome já diz, a receita digital é a prescrição médica que você costuma entregar ao paciente em consultório, só que em outro formato. Neste novo formato, uma prescrição online pode ser emitida através de um software médico e/ou um prontuário eletrônico que disponibilize esse recurso.

Como conseguir uma receita médica pela internet?

Na plataforma, os pacientes, farmacêuticos e médicos conseguem validar as receitas digitais, além de atestados, relatório médico e solicitação de exames. Para isso, basta acessar o site (assinaturadigital.iti.gov.br/) e fazer upload do arquivo PDF.

Como validar Receita médica digital?

De acordo com a Portaria nº 467 do Ministério da Saúde, publicada em 20 de março de 2020, para validar a receita digital o médico deve ter certificado digital credenciado pela ICP-Brasil. O farmacêutico também precisa da certificação para informar a dispensa dos medicamentos e para invalidar a prescrição.

Como imprimir a receita digital?

Por se tratar de uma receita com assinatura digital, a via no celular ou o arquivo em PDF gerado já são suficientes para a farmácia conseguir validá-la. Para gerar o PDF da receita, clique no botão “Iniciar Tratamento” e em seguida "Baixar Receita Assinada (PDF)": Qualquer dúvida, fale conosco via chat.

Como dispensar uma receita Digital?

Como dispensar receitas com assinaturas digitais: 1 – As receitas digitais têm que ter QR Code ou link de acesso à prescrição. Na leitura do mesmo, direciona-se ao site https://verificador.iti.gov.br, que confirma a veracidade da receita e se ela foi prescrita por um médico ou prescritor habilitado.

Onde validar Certificado Digital?

Acesse o site da Link Certificação Digital, clique aqui para ser direcionada a página de teste. Com seu certificado digital já conectado ou configurado em seu computador, clique no botão "Testar Certificado ". Selecione o certificado que deseja testar e dê "OK". Digite a sua senha PIN e clique em “OK”.

O que é cadastro validado por certificado digital?

Ainda não muito conhecidos entre o público em geral, os certificados digitais são documentos eletrônicos que servem como uma carteira de identidade virtual para identificar e representar uma pessoa ou empresa na Internet.

Como validar o certificado digital A1?

Para validar o certificado digital de sua empresa, seja ele tipo A1 ou A3, você precisará de documentos que comprovem sua identidade e que você é o responsável pela empresa. ATENÇÃO: Para validação, você precisará ir até a unidade certificadora, levar os documentos originais e também uma cópia simples de cada um deles.

Para que serve o certificado digital tipo A1?

O certificado digital A1 é um documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica.

Para que serve o Certificado Digital pessoa física?

O certificado digital é a identidade digital da empresa ou pessoa física que permite assinar documentos com validade jurídica e fazer transações online com segurança. Ele foi criado para garantir a autenticidade das operações online e identificar pessoas físicas e jurídicas por meio de uma assinatura eletrônica.

Onde usar certificado digital A1?

O certificado PJ A1 ou e-CNPJ A1, que deve ser emitido para pessoa jurídica além de ser muito utilizado para assinatura de notas fiscais(NFe), também pode ser usado como ferramenta para declaração de imposto de renda de pessoa júridica(IRPJ).

Como funciona o certificado digital A3?

O certificado digital A3 é um tipo de certificado em que o par de chaves de criptografia é gerado mediante um cartão ou token. Isso significa que a geração é feita em um hardware que deve ser protegido pela empresa e que, a partir daí, é possível fazer a utilização do certificado em qualquer computador.