O sucesso pode estar presente em sua vida com o artesanato com barro, por exemplo. E mesmo que você não venda este tipo de trabalho artesanal pode fazer sucesso entre os seus amigos e os seus familiares, recebendo muitos elogios pela dedicação empregada na confecção da sua peça.
Aprenda a fazer um vaso de barro vendo um grande artista plástico em ação. Você vai se surpreender com a facilidade com que ele produz e poderá pegar dicas ao ver ele trabalhand. Confira!
Uma maneira bem legal de aprender as técnicas usadas para criar vasos é olhar vídeos que mostram todo o processo. Do início ao final. Como é o caso do artesão e videomaker Dan. Ele tem uma página no Youtube dedicada aos trabalhos que ele realiza para a Ingleton Pottery.É bem legal e você aprende bastante. Vale a pena conferir e se encantar com as mais variadas obras que ele cria com esta maquineta. Dá uma olhada e inspire-se para fazer os seus trabalhos!
Se você sempre quis começar na cerâmica, Casella Biase compartilha alguns dos materiais necessários para pôr a mão na massa, seja em peças de secagem ao ar livre ou nas que necessitem um forno.
- Pincéis: para trabalhar com a argila e esmaltes. Tendem a quebrar com o uso, mas não precisam ser especiais para cerâmica. Você também pode usar um pincel comum.
Como regra geral, a argila é dividida em argila de baixa temperatura (cozida entre 950ºC a 1100ºC) e argila de alta temperatura (1200ºC a 1280ºC). Cada um possui uma variedade de texturas e cores. Peça auxílio na loja para saber mais sobre cada tipo.
Trabalhar no barro pode ser algo relaxante quando você gosta de mexer neste material. É possível fazer diversos itens, como vasos, potes, jarros, panelas, entre outros utensílios com máquinas e materiais rudimentares. O principal é a argila. Se você já trabalha com ela, terá mais facilidade. Mas se você nunca mexeu com o barro, não se preocupe. Não há mistério! É só ter leveza nas mãos e deixar fluir.
Paula Casella Biase (@paulacasellabiase) é uma ceramista argentina radicada na Espanha, com quase duas décadas de experiência como professora, muralista e designer de peças de cerâmica. Em sua oficina, chamada Bambucito, cria louças artesanais com desenhos exclusivos.
Deixe secar completamente e depois volte a colocar a peça no forno à temperatura indicada, 930 ºC ou mais para vidrados de alta temperatura e 400 ºC para vidrados de cor de baixa temperatura, ouro e lustres.
Vai precisar de algumas ferramentas de modelagem, de uma esponja, se for trabalhar à roda, e de uma prancha de trabalho. As peças de madeira ou de madeira e arame (para abrir orifícios) para trabalhar o barro chamam-se tecos.
Você também pode fazer cerâmica com argila de secagem ao ar livre. Existem muitas apresentações diferentes, de 1 até 10 quilos. Uma opção popular é a pasta de argila sem cozimento da marca Plus.
Compre numa olaria o barro já preparado para trabalhar. O barro que se destina a modelagem não deve ter impurezas; depois de tirado da barreira, é coado, amassado e dividido em barras de 10-15 kg, normalmente envolvidas em plástico. Pode escolher entre barro branco, que é melhor para receber vidrados coloridos, ou barro vermelho, que é mais adequado para receber vidrado transparente.
A satisfação em criar algo do zero é maravilhosa e só quem já a sentiu pode comprovar esta afirmação. Todos nós devemos ser produtivos, de uma maneira ou de outra, e se você ainda não se encontrou pode tentar o caminho dos artesanatos, que supre com primor esta necessidade de sermos produtivos.
A argila é um material usado desde os tempos mais remotos para a fabricação de objetos de uso diário e decoração. Trabalhar com o barro exige pouco mais que as mãos. Técnicas avançadas incluem uma variedade de ferramentas como o torno ou roda de oleiro que tem um prato giratório para ajudar a moldar uma peça. Com um pouco de prática é possível fazer jarras, canecas, potes, vasilhas, pratos e tigelas.
EU TO TENTANDO COMPRAR UM FORNO A GAS + NAO CONSIGO ENDEREÇO DE FORNECEDORES SE POSSIVEL O AMIGO EMCAMINHAR ALGUMA ORIENTAÇAO,FICAREI MUITO GRATO,OBS:TENHO ALGUMAS ESCULTURAS NO MEU ORKUT [email protected] TUDO DE BOM!
Crie um círculo com a argila. Crie penas com a tampa da caneta em metade do círculo. Dobre as laterais para dentro. Dobre a parte superior para baixo. Faça os olhos com a tampa da caneta. Para finalizar a sua peça, termine os olhos e faça o bico. E está pronto!
Nas casas da especialidade, encontra vários tipos de vidrados, que deve aplicar de acordo com as instruções do fabricante. Os vidrados que cozem a baixas temperaturas apresentam uma maior variedade de cores do que os de altas temperaturas, porém riscam-se mais.
A peça seca é cozida a cerca de 100°C. No forno, a temperatura aumenta progressivamente para permitir a evaporação gradual dos resíduos de água do barro e o arrefecimento processa-se também gradualmente.
Antes de cozer as peças, deixe-as secar completamente (mas nunca ao sol directo para não estalarem), O tempo de secagem irá demorar conforme o tamanho da peça e a estação do ano. Na primeira cozedura, estreite a boca de uma peça bojuda apertando o rolo. Uma peça grande tem de ser seca gradualmente para que o barro, ao perder água, fique mais duro e aguente o peso.
Assista ao vídeo do canal Atelier Darly Pellegrini – Cerâmica de Alta Temperatura e confira como fazer um vaso de argila caseiro passo a passo. Veja os outros vídeos bem bacanas do canal Atelier Darly Pellegrini – Cerâmica de Alta Temperatura.
A argila também é conhecida como barro. Você pode encontrar a argila em diversas cores e pode fazer diversas peças com elas, como: enfeites, bichinhos, vasos, cinzeiros, entre muitos outros artesanatos. Seja produtivo ou produtiva, criando ao menos um artesanato com barro, e começando ainda hoje com o desenvolvimento da peça, para já sentir o gostinho da satisfação por fazer algo com as suas próprias mãos.
Você pode criar um facinho boneco de argila apenas fazendo bolinhas e cilindros de argila e unindo estas partes. Você até pode deixar o seu boneco com a cor original, se não quiser pintar. Coelhinhos fofos também podem ser feitos de argila e apenas com cilindros de massa.
Para fazer um invólucro de argila você deve diluir a mesma em água abundante e fervida (pode estar fria ou quente) ou mesmo numa infusão que seja adequada para cada caso. A água deve ficar com uma espécie de aparência lodosa. Depois você deve introduzir ligaduras ou telas e cobrir com elas a parte a ser tratada.
Gente, pra modelar esculturas do jeito que você quiser ou montar formatos prontos usando moldes de silicone, tem três tipos de argila: em pastilha, cerâmica plástica e argila de modelar.
Você também pode fazer cerâmica com argila de secagem ao ar livre. Existem muitas apresentações diferentes, de 1 até 10 quilos. Uma opção popular é a pasta de argila sem cozimento da marca Plus. Por fim, também há a possibilidade de trabalhar com a argila branca de baixa temperatura (louça).
Varejo
Elas são chamadas de argila expandida, que tem como principal função a drenagem da água para evitar que plantas e flores apodreçam com o excesso de umidade. Características como leveza, durabilidade, isolamento térmico e acústico permitem que a argila expandida seja amplamente usada, inclusive em construções.
Antes de plantar, adicione uma camada de argila expandida, tapando completamente o fundo do vaso, e uma manta de drenagem (feltro ou outro material para filtrar a água) por cima. Adicione uma camada de terra e em seguida a muda da planta. Complete o vaso com mais terra e argila expandida.
Re: substituto da argila expandida ?