O tratamento imediato consiste em aplicar lubrificantes e tentar comprimir a glande até que o prepúcio consiga retornar à sua posição inicial. Quando isso não é possível, recorre-se à cirurgia. Com anestesia, a pele é cortada de forma a aliviar a pressão e permitir a passagem da glande de volta.
Depois que seu bebê fez 6 meses de idade, você pode começar a puxar em volta do prepúcio, enquanto limpa o pênis. É importante puxar o prepúcio para trás apenas até onde ele vai e não forçá-lo. Quando você puxar o prepúcio para trás, gentilmente limpe com água e sabão e seque a pele por baixo.
O esmegma consiste numa substância de coloração amarelada que, por vezes, aparece na glande ou então fica visível através da pele do prepúcio sendo confundida com pus ou com cistos - mas não se trata de uma infeção, não sendo necessário espremer ou apertar, o único cuidado será a sua lavagem com água!
Na hora de higienizar a genitália afaste delicadamente os grandes lábios e passe o algodão com água. Faça a limpeza sem medo, pois assim como no caso do banho não há o risco de lesionar o hímen. Porém, não faça a higienização com força e nunca utilize hastes flexíveis. “Elas podem perfurar o hímen”, diz Fernandes.
Como limpar menina na hora de trocar a fralda Limpar os lábios menores da frente para trás, com um novo pedaço de algodão; Nunca limpar o interior da vagina; Secar a região íntima com uma fralda de pano macia; Aplicar um creme para evitar a assadura.
Em vez disso, para cuidar do pênis de seu bebê, você deve:
O tratamento da parafimose varia de acordo com a idade e a gravidade do problema, mas normalmente o primeiro passo consiste em reduzir o inchaço do pênis com a aplicação de gelo ou remoção de sangue e pus e em casos mais graves pode ser necessário realizar uma circuncisão.
Após o nascimento e com o passar do tempo, o prepúcio começa lentamente a separar-se da glande. Por volta dos dez anos o prepúcio está totalmente separado. Pode então ser puxado totalmente para trás, na direção contrária à da glande.