Pra fazer o óleo de alecrim, deve-se colocar dois ramos secos de alecrim em um pote de vidro e adicionar um óleo de base, como óleo de coco, de amêndoas ou azeite, por exemplo, tampar e agitar levemente. Depois deve-se armazenar o óleo em um local quente e escuro por mais ou menos duas semanas.
De acordo com a Organização de Padronização Internacional (ISO) os óleos essenciais são obtidos através de hidrodestilação, destilação a vapor ou através de prensagem no caso dos cítricos. A destilação é o método mais comum de extração de óleos essenciais.
Os métodos de extração mais utilizados são: hidrodestilação, extração por solventes orgânicos, destilação a vapor, extração por fluido supercrítico, enfloração, prensagem a frio, dentre outros.
Dicas de como usar óleos essenciais
Primeiramente, ferva água em uma panela.
Modo de preparo: Coloque a casca dos limões em um vidro com tampa e despeje a vodka. deixe o vidro em local escuro. Algumas vezes por semana pegue o vidro e chacoalhe. A partir de 4 semanas já poderá utilizar seu extrato, prove mas se tiver gosto de bebida ainda não estará pronto espere um pouco mais.
A retirada da essência da flor pode ser feita por meio da exposição ao sol, pela exposição à luz da lua ou pela fervura. Em qualquer um dos métodos, colhem-se somente as flores perfeitas e completamente desabrochadas. Elas devem ser cortadas diretamente dentro de uma vasilha de vidro com água.
Benefícios Corporais e Estéticos: antisséptico, grande ação bactericida, antivirótico, anti-infeccioso, imunoestimulante, depurativo, adstringente e vermífugo. No sistema respiratório, tem ação conhecida há séculos, por combater resfriados (vitamina C), sua ação antisséptica é ideal para garganta inflamada.
– Fortalecimento do sistema imunológico: Misturar 2-3 gotas do óleo de limão siciliano com uma colher de sopa de óleo de coco e aplicar na nuca. – Náusea: Aplicar topicamente, com óleo de coco, nas têmporas, peito e nuca.
Para apoiar o sistema imune, use 1 gota deste óleo essencial na sola de cada pé antes de dormir. Como o óleo essencial de limão é carminativo: tem ação contra gases- pode ser usado no tratamento de vários problemas estomacais, incluindo indigestão, acidez , dores de estômago e câimbras.
Por conter propriedades antissépticas e antioxidantes, o óleo essencial de limão siciliano pode ser utilizado para tratamento da pele, como acne, cortes, feridas, celulite e também pode ser utilizado para fazer massagens de drenagem linfática.
Modo de Usar Para uso tópico, aplicar de 1 a 3 gotas diluídas em óleo de coco fracionado sobre a pele, na área desejada. Para uso aromático, colocar de 3 a 4 gotas em um aromatizador elétrico.
Como o óleo essencial mais vendido da doTERRA, o doTERRA® Brasil Lemon possui muitos usos e benefícios. Adicione 1 gota à água ou ao suco para um sabor refrescante. Pode ser utilizado na cozinha, no preparo de alimentos e receitas de sobremesa, dentre outros.
Benefícios: O consumo do limão traz muitos benefícios a saúde, pois tem propriedades vermífugas, alcalinizantes, tônica digestiva, entre outras. Já a pimenta tem ação antioxidante e age nas enzimas digestivas, aumentando a absorção das vitaminas B e C, como informou o Receitas de Minuto.
O Lemon Pepper pode ser utilizado para temperar saladas, cremes, ensopados e também para dar sabor a petiscos caseiros. Ingredientes: sal, cúrcuma, cebola granulada, realçador de sabor glutamato monossódico, pimenta preta, coentro, salsinha, óleo vegetal e conservante ácido cítrico.
A pimenta presente na mistura tem ação antioxidante e age nas enzimas digestivas, o que aumenta a capacidade absorção das vitaminas B e C ao nosso corpo. Já o limão, tem propriedades vermífugas, substância que provoca a expulsão de vermes intestinais, tônicas digestivas e entre outras.
BENEFÍCIOS E INDICAÇÕES Um dos principais ativos desse tempero é sua ação termogênica e diurética. Acelera o metabolismo, proporciona maior rapidez na queima de gordura.
Ele é feito com raspas de limão e pimenta do reino – estes ingredientes são moídos juntos, assados e secos. ... Tanto as versões encontradas em supermercados, como o lemon pepper feito em casa podem incluir pequenas quantidades de outros ingredientes como cebola, sal, alho, ácido cítrico, pimenta caiena, entre outros.
Pimenta-do-reino, cebola, pimenta vermelha, alho, polpa de limão, salsa, pimenta branca, cúrcuma, óleo vegetal de palma, acidulante ácido cítrico, aromatizante e antiumectante dióxido de silício. Contém glúten*. Alérgicos: contém derivado de soja. Pode conter trigo e aveia.
A páprica defumada é um condimento versátil que ajuda também a dar um colorido bonito para os preparos. Se o assunto é a saúde, esse tempero se destaca por ser rico em antioxidantes carotenóides que previnem o estresse oxidativo, além de conter vitaminas com a vitamina A, B6 e C. ...
Como já dito, a páprica vem de pimentões desidratados. Acontece que na versão defumada, essa desidratação é feita na fumaça. ... Já a distinção entre páprica doce e picante varia de acordo com o processo de fabricação do condimento. Quando a páprica tem cor mais clara, é porque foi produzida com pimentões sem sementes.
A Páprica Defumada é um tempero feito a base do pimentão vermelho, mas existem dois tipos de páprica, a doce e a picante, o que diferencia o seu sabor é o tipo de pimentão utilizado para preparação.
Ela é usada inclusive para colorir alguns pratos. Se você prefere um sabor mais acentuado, utilize a páprica picante. Sugiro que experimentem a páprica em pratos simples como o arroz e a batata assada ou em receitas com frango. Peixes, carnes, aves, ovos, tortas salgadas e molhos também ficam saborosos com a páprica.
Páprica Doce: É usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara como: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos. Páprica Picante: Pode ser salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. E usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara.
A páprica é um pó vermelho feito a partir de pimentões e pimentas muito utilizado no Brasil e nos países ibéricos como tempero. ... Na indústria, a páprica é adicionada a carnes e linguiças defumadas para dar cor e aquele sabor característico que as pessoas erroneamente acreditam ser da carne!
Com o que combina: é utilizado para temperar carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados e cozidos em geral. Traz um toque extra a queijos de sabor forte e picante. Com o que não combina: pratos crus e frescos, como saladas, devem dispensar o curry.