Muita gente, crianças e adultos, depois de fazer algum artesanato com massinha, quer preservar essa criação. Aqui no umCOMO, queremos que você saiba que é possível executar certas técnicas que permitem que a massinha se endureça e possa ser perfeitamente preservada.
Coloque a massinha de modelar dentro de uma forma, para não correr o risco de se queimar coloque a forma dentro do forno antes de ligar o fogo, porém o ideal é preaquecer o forno a pelo menos 90 graus antes de colocar a forma com a massinha de modelar.
A duração da cura deve ser de pelo menos sete dias, no caso de cimento Portland comum (pois nesse período o cimento irá desenvolver aproximadamente 60% da sua resistência final) e de 14 dias, no caso de cimento Portland de alto-forno e pozolânico.
Colocar a massinha de modelar no microondas pode ajudá-la a amolecer e endurecer. Caso deseje essa última opção, será necessário deixar a mistura no aparelho por cerca de um minuto. Após esse período, você verá como a peça começa a endurecer pouco a pouco.
Quando as figuras estiverem completamente secas, você poderá usar qualquer tipo de tinta para decorar os pedaços de massinha dura. Além disso, mantenha-as afastadas de locais úmidos para evitar que amoleçam ou se deteriorem.
Utilize um saco plástico com fecho ou envolva as massinhas com papel-filme. Estique a massa sobre uma superfície lisa para aumentar a área de absorção. Lembre-se de que você a colocará em uma panela vaporizadora, portanto não exagere no tamanho. Prepare a panela. Coloque a massinha amassada na panela e deixe-a no vapor por 5 a 10 minutos.
Deixe a forma no concreto derramado posicionada o maior tempo possível. Ela vai agir como uma represa e reterá um pouco da mistura. Não remova a forma assim que as bordas to concreto se assentarem, uma vez que essa será a área mais frágil se elas secarem rapidamente.
Técnica que visa à hidratação do concreto para diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. Essa é a cura de concreto, processo que deve ser iniciado imediatamente após a concretagem, molhando a superfície do concreto com frequência e evitando que ela fique seca.
CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.
Após a escultura de massinha ficar pronta, se ela ainda estiver muito mole, coloque sobre um papel ou sobre um pedaço de papelão e espere até que ela já tenha ficado um pouco menos mole.
Cimento premium, que passa a ser oferecido ao varejo, com secagem 3 vezes mais rápida e 20% mais resistência. O Cimento Obras Estruturais é liberado para trânsito após 5 horas, enquanto o cimento Convencional ainda deixa marca de pegada.
Como já dissemos, a pasta DAS seca no ar e, Quanto mais seco, mais difícil é trabalhar com ele. Para mantê-lo molhado enquanto você amassa e modela, será suficiente molhar a água de vez em quando enquanto você trabalha. Depois de ter amassado o suficiente para deixar a massa maleável, você pode começar a moldá-la.
Sendo assim, acelerar o assentamento do concreto é acelerar seu processo de cura.
Lixe ou decapar muito bem toda a superfície e volte a pintar. Manuseio inadequado da pistola ou pressão inadequada. Pinte a uma distância adequada e ajuste a pressão do ar da pistola de pintura. Problema: Descascamento ou destruição da tinta plástica. Pela alcalinidade natural da cal e do cimento que compõe o reboco.
Utilizando o ar, o forno, o microondas ou simplesmente produtos selantes, você pode deixar a massinha dura com rapidez e segurança. Se você quer mais informações sobre esses truques, não perca este artigo do umCOMO, pois vamos te mostrar como endurecer massinha com métodos rápidos e fáceis.
Fazendo massa de modelar com farinha, sal e bitartarato de potássio. 2 xícaras (470 ml) de água. 2 xícaras (250 g) de farinha de trigo. 3/4 xícara (230 g) de sal. 4 colheres de chá (14 g) de bitartarato de potássio. 2 colheres de sopa (30 g) de óleo vegetal. Corante alimentar (opcional).
Dependendo de quais ingredientes foram utilizados para fazer a massinha ela poderá não endurecer , no máximo ela ficará menos mole. Como é o caso massinha de modelar da Play Doh, seus ingredientes químicos impedem que ela se enrijeça.
A massa corrida será utilizada para corrigir imperfeições na parede. Utilize uma desempenadeira como ferramenta para aplicá-la. Com ajuda da espátula, passe a massa nos cantos e espere secar por até 3h. Passe a lixa por cima, quando secar, até que a parede fique lisa.
Para a execução do contrapiso sobre a base, aguardar pelo menos 28 dias da cura, ou 7 dias de terminada a camada anterior de regularização, tempo onde 60 a 80% da retração acontece, diminuindo assim os efeitos negativos de movimentação da estrutura.
Para começar, passe um rolo de cozinha em cima dela; depois, use o cortador ou copo para remover partes e fazer ornamentos individuais. Faça um buraco no topo dessa forma com um canudo ou palito de dente para pendurar depois. Deixe a massa secar naturalmente por dois dias para preservar a forma.
Coloque uma xícara de farinha comum e uma xícara de sal em uma tigela e mexa. Se quiser fazer uma massa firme que seja resistente o bastante para objetos maiores, adicione à mistura 2 colheres de sopa de cola para papel de parede.
Para recuperar a textura da massinha Play-Doh, adicione água aos poucos (uma gota de cada vez) e manipule a massinha Play-Doh até ela ficar hidratada. Você também pode enrolar a massinha Play-Doh em uma toalha de papel umedecida, colocá-la de volta no pote e tampar, e deixá-la descansando durante horas.
4- Se durante a brincadeira as massinhas pararem em uma bacia d'água ou no banho, antes de guardar, deixe-as secando para evitar ácaros e cheiro de mofo. 5- Por último, guarde a massinha de modelar em potes ou, até mesmo, em sacos plásticos, com isso evita o ressecamento e conserva o material.
Uma pequena quantidade de massinha de modelar pode ser endurecida, sem que fique rachada, a partir de secagem a ar com a utilização de um papel de cera ou secagem no forno a 95° por cerca de 30 minutos.
1 – Misture o boráx em 500 ml de água e reserve. Coloque a quantidade desejada da massa de EVA líquida em um recipiente, adicione 4 tampas da mistura de bórax, e vá misturando, até a massa soltar toda do fundo do recipiente.
A ponteira de lápis em EVA, além de incentivar os pequenos a estudarem, ainda podem servir como fofas lembrancinhas em uma festinha infantil. Como o EVA é muito versátil e, pode ser moldado de várias formas, você pode criar os mais diversos modelos de ponteiras para lápis com este material.