Dicionário de mineirês: guia básico do sotaque mineiro
Maranhão
Marcas regionais A identidade linguística do capixaba não é mui- to reconhecida, o que contribui com a convicção de que não existe sotaque por aqui. Mas a verdade é que, quem é do Espírito Santo, tem sotaque sim.
Eleitos os 10 sotaques mais sexy do mundo, confira a lista!
Já o Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500. ... A língua portuguesa brasileira também sofreu influência das línguas tupis (indígena) e banto (africana). O tupi era a língua mais falada no Brasil até o século XVIII, quando o português foi imposto pela metrópole.
Voltando ao modo de falar paraense, uma grande influência vem de Portugal, mais especificamente do norte, lugar de origem do som chiado: o s com som de X, em palavras como mesmo, ou ao fim de sílaba, como em folhas. ... Palavras como carapanã e igarapé vêm justamente da língua tupi, e são utilizadas até hoje.
Resumo: O Pará, parte da Amazônia, é uma das regiões brasileiras com grande concentração de línguas indígenas que vivem lado a lado com diversas variedades da língua portuguesa e outras línguas estrangeiras (o japonês, falado no município de Tomé-Açu, o italiano) e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Amazofonia, ou sotaque nortista, é o sotaque encontrado em boa parte dos habitantes da região amazônica (ou seja, a região norte do Brasil) e de seus sete estados. Segundo a geografia da língua portuguesa, o Brasil possui 11 dialetos, sendo esse encaixado como “dialeto nortista“.
Por exemplo, se está tentando reproduzir o sotaque nordestino, ouça músicas e assista a programas de TV produzidos para a região em questão, acompanhe artistas e músicos regionais; se quiser estudar o francês específico de Paris, assista a programas de TV da emissora de lá. O Youtube será de grande utilidade para isso.
Apesar de ser fácil de identificá-lo, perder um sotaque pode ser algo realmente difícil de fazer. “Para começar, é preciso esclarecer que você não perde, mas troca um pelo outro”, explica o linguista Márcio Renato Guimarães, da Universidade Federal do Paraná.
10+ Recursos para Aprender a Falar Inglês sem Sotaque
Exercícios para falar o R corretamente