EQST

Como Desobstruir PICC Line?

Como desobstruir PICC line?

Realizar infusão de solução salina a 0,9% com 0,5 mL para o RN sem extensor e 1 mL com extensor ao início e ao término da infusão de medicamentos, e também a cada turno de 6 horas sempre no início do plantão. Nos casos em que o PICC apresentar resistência ou refluxo sanguíneo, infundir de 3/3h.

Como lavar uma PICC?

Além disso, quando o cateter PICC é utilizado no hospital ou clínica para o tratamento, são realizados cuidados pela equipe de enfermagem como lavagem com soro fisiológico, verificação de retorno de sangue pelo cateter, observação de sinais que indiquem infecção, troca da tampa na ponta do cateter e troca do curativo a ...

Como desobstruir um acesso venoso central?

A reteplase numa dose de 0,2 UI/mL é capaz de desobstruir 60% dos cateteres tratados. No entanto, a tenecteplase e alfimeprase foram superior às demais drogas em relação ao tempo de desobstrução.

Porque deve ser feita a heparinização do PICC?

Com a utilização do PICC, o paciente tem menos exposição a múltiplas punções venosas e menor risco de infecção e intercorrência, quando comparado com a inserção de cateteres venosos centrais.

Quando se usa o PICC?

Como critérios gerais o PICC é indicado para manter acesso venoso profundo por tempo prolongado em adultos ou crianças, com soluções hiperosmolares, vesicantes ou irritantes e/ou para uso em terapia endovenosa intermitente ambulatorial ou domiciliar.

Onde é inserido o PICC?

O PICC é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente, tendo a ponta localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava, podendo possuir lúmen único ou duplo.

O que é PICC line e os cuidados de enfermagem?

O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é uma técnica que pode ser realizada por enfermeiros habilitados, e sua inserção é empregada em uma veia periférica, com progressão até a veia cava superior ou inferior, assumindo característica de cateter venoso central.

Quem pode passar o PICC?

1º – É lícito ao Enfermeiro, a Inserção de Cateter Periférico Central. Art. ... 1° No âmbito da equipe de Enfermagem, o uso do de microindutor e auxílio de ultrassom para passagem de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC) é um procedimento privativo do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.

Quando é contraindicado a passagem do PICC?

Entretanto, o PICC é contra-indicado em casos de infusão de soluções que requeiram administração com alta pressão (grandes volumes em bolo); pacientes com distúrbios de coagulação; aférese sanguínea; pacientes com distúrbios que requeiram assistência para manutenção do cateter; lesões cutâneas ou infecções no local da ...

Quais os riscos do PICC?

As complicações identificadas foram oclusão, flebite, mau posicionamento, sepse, trombose, infecção local, ruptura, embolização e dificuldade de remoção do cateter. Muitas dessas complicações foram atribuídas a uma técnica asséptica e manipulação do dispositivo inadequadas.

O que significa PICC na enfermagem?

Passagem de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) leva mais conforto aos pacientes. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou há três anos o Grupo de Enfermeiros de Passagem de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC).

O que é PICC na enfermagem?

O cateter venoso de inserção periférica (PICC), popularizado a partir da década de 1970, a princípio para nutrição parenteral, ganhou múltiplos usos nos hospitais. Inserido a partir do braço, por uma veia periférica, chega à veia cava superior ou ao átrio direito.

Quais as principais contra indicações para passagem de cateteres centrais nos Recém-nascidos?

As contra-indicações descritas na literatura são de inferior proporção em relação às indicações: alterações anatômicas que possam impedir a progressão do cateter; infecção da pele próximo ao local de inserção; presença de trombos, flebites ou tromboses; alterações neurológicas e ortopédicas; lesões dérmicas próximas ou ...

Quando é indicado o PICC?

Como critérios gerais o PICC é indicado para manter acesso venoso profundo por tempo prolongado em adultos ou crianças, com soluções hiperosmolares, vesicantes ou irritantes e/ou para uso em terapia endovenosa intermitente ambulatorial ou domiciliar.