O comprimento C da circuferência de raio r é C=2πr. Como a gente já tem o comprimento, vamos substituir o valor de C por 1256 e resolver a equação para descobrir r.
A pergunta é muito interessante, pois, esclarece uma dúvida de muitas pessoas e muitos profissionais que não sabem explicar o porquê desta diferença....Equivalências de medidas dos dois tipos de canos.
D=32 mm= 0,032 m; V=4 m/s; Incógnita: Q (l/s)=? Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Hidráulica.
V - Agora sim podemos calcular a vazão do rio pela fórmula (Q = 0,8 x A x V). Então, no nosso exemplo, a vazão é Q = 0,8 x 0,24m² x 2 m/s = 0,384 m³/s. Sabemos que 1,0 m³ = 1000 litros então, multiplicando o resultado por 1000 achamos a vazão em litros por segundo. No exemplo, Q = 384 litros/segundo.
Resposta. Q=3,22 l/s. Lembrando que 1 m³ = 1000 litros ou 1 litro = 1E-3 m³.
A A = π. d2 4 4. Qual a vazão de água (em litros por segundo) circulando através de um tubo de 32 mm de diâmetro, considerando a velocidade da água como sendo 4 m/s? Lembre-se que 1 m3 = 1000 litros A = π.
Cálculo da velocidade de escoamento da água: Considerando o fluxo de massa igual a 2 kg/s, podemos determinar a vazão simplesmente dividindo esse valor por 1000, pois a vazão é dada em [m3/s]. Fazendo o cálculo, obtém-se Vazão Vz = 0,002 m3/s.
Verificado por especialistas. Podemos afirmar que a vazão de água (em litros por segundo) circulando através de um tubo de 64 mm de diâmetro é equivalente a 25,74 L/s.
Considerando um ponto fluido e levando-se em conta a hipótese do contínuo, temos: Podemos determinar a vazão através da seção transversal considerada integrando-se ambos os membros da equação acima relacionada, o que resulta: Através das equações Q = v . A e Q = ò (função da velocidade).
Expressão usando a fórmula de Chézy
Perda de carga é a energia perdida pela unidade de percurso do fluido quando este escoa. ... A perda de carga num tubo ou canal, é a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha.
Deve-se levar em conta para o cálculo da perda de carga total em um sistema: I. A influência de acessórios como cotovelos, válvulas e mudanças de área. II. A influência dos efeitos de atrito causados pelos tubos.
Alguns fatores que influenciam nas perdas de carga são: a natureza do fluido escoado, natureza das paredes dos tubos como o diâmetro e seu envelhecimento, o regime de escoamento do fluido e a velocidade do escoamento.
Mas antes de apresentar essa ferramenta, vou falar um pouco sobre suas aplicações e a importância do dimensionamento correto de sistemas de bombeamento de água. ... De uma forma simples e bem sucinta, a perda de carga é a perda de energia da água ao longo da tubulação, medida popularmente em metros de coluna de água (mca).
Comprimento equivalente (Leq) é o comprimento de tubo que apresentaria perda de carga igual a do acessório em questão. Como exemplo, a perda de carga de uma válvula globo de 2“ totalmente aberta equivale a aproximadamente à perda de carga em 16 m de tubulação reta (dado obtido de tabela de comprimentos equivalentes).
Quanto maior o diâmetro, menor a perda de carga. O diâmetro é inversamente proporcional à perda de carga. Quanto maior a velocidade do fluido, maior a perda de carga. A rugosidade depende do material do tubo.
Quanto maior o raio de uma curva, menor será a perda de carga localizada. III. Em altas velocidades de escoamento, as perdas de carga localizadas podem ser mais significativas do que as perdas ao longo das linhas.