EQST

Como Declarar Investimento No Tesouro Direto No Imposto De Renda 2021?

Como declarar Investimento no Tesouro Direto no Imposto de Renda 2021? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como declarar Investimento no Tesouro Direto no Imposto de Renda 2021?

O valor deve constar na ficha de “Bens e Direitos” do programa de declaração do Imposto de Renda 2021. Basta selecionar o código 45 – “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)” e informar a localização 105 (Brasil).

Como é a tributação no Tesouro Direto?

O Imposto de Renda no Tesouro Direto é cobrado de forma regressiva. Por isso, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar investido, menos terá de pagar de imposto. A alíquota mínima é de 15% e ela incide somente sobre o rendimento do período, por isso você precisa ficar atento aos valores e prazos de investimentos.

Quem investe em CDB precisa declarar Imposto de Renda?

Títulos como CDBs, RDBs e Tesouro Direto possuem tributação na fonte. Ou seja, quando há o vencimento ou o pagamento de juros. O Imposto de Renda cobrado na fonte é regressivo com o tempo: começa em 22,5% se a pessoa resgata o título em menos de seis meses.

Qual o valor do IOF para CDB?

Além do IR, quem deixa o dinheiro no CDB por menos de 30 dias tem que pagar ainda o IOF, que é um imposto mais agressivo, que chega a 96% para um dia de aplicação.