Algumas pessoas costumam confundir o que determina a Lei 6.
Como ocorrem os descontos para o primeiro imóvel? ... O instrumento legal determina que o comprador do primeiro imóvel tem direito a obter 50% dos custos relacionados à regularização no cartório. Para que isso seja possível, entretanto, a compra deve ser concluída pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
"Para obter o desconto, o comprador preenche uma declaração firmada de próprio punho, perante o cartório, atestando que aquele imóvel é o seu primeiro, responsabilizando-se pela afirmação nos termos da lei", orienta. Guilherme Guedes também explica que o comprador têm recursos caso o cartório negue o desconto.
A Escritura de Compra e Venda é o ato lavrado no cartório de notas por meio do qual uma das partes vende determinado bem (móvel ou imóvel) para outra. Atenção: além de mais segura, muitas vezes a escritura pública custa menos do que os contratos particulares.
A escritura pública pode ser feita em qualquer Cartório de Notas, independente da onde esteja situado o imóvel ou de onde sejam domiciliadas as partes. ... O Contrato Particular é feito por qualquer pessoa capaz, sem qualquer intervenção do Poder Público, assinados pelas partes e ao menos duas testemunhas.
De acordo com o Código Civil Brasileiro, a escritura pública é essencial para validar um negócio imobiliário. Contudo, em seu artigo 108 o próprio instrumento soberano abre uma exceção: a escritura particular é permitida, quando o valor do negócio somar até 30 vezes o maior salário mínimo vigente no País.
O que é uma escritura de posse?