EQST

Como Chamado O Conjunto De Linhas Imaginrias?

Como é chamado o conjunto de linhas imaginárias?

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. ... Trata-se, portanto, de círculos ou semicírculos que circundam a Terra nos sentidos norte-sul e leste-oeste. Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal.

Por que nunca será possível representar um mapa com total perfeição?

Quanto maior for a área representada maiores serão as distorções ou deformações no mapa. Isso porque uma quantidade maior de detalhes deixará de ser representada, além do que é praticamente impossível representar uma área grande (como um país) usando-se uma escala de 1:1.

Quais os problemas encontrados em utilizar a projeção cilíndrica em um mapa?

Projeção cilíndrica Nem todas as projeções cilíndricas são iguais. A projeção cilíndrica conforme conserva a forma dos continentes, direções e ângulos, mas altera a proporção das superfícies, como é o caso da primeira projeção elaborada por Mercator.

Quais os problemas enfrentados pelos cartógrafos?

sobretudo quando essa representação envolve todo o globo terrestre. O primeiro problema está no fato de a Terra apresentar uma forma esférica. o que torna impossível a sua representação em plano. O segundo problema está no fato de que essa esfera não é perfeita. possuindo contornos e traços não muito bem definidos.

O que são projecoes Cartograficas e qual a sua importância?

As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.

Quais são as características das projeções cônicas para qual tipo de finalidade elas são usadas?

Resposta: As projeções cônicas se caracterizam por apresentarem os meridianos em uma rede de linhas retas que se encontram nos polos e com paralelos que formam círculos que aumentam de tamanho conforme vão se distanciando dos polos. São largamente utilizadas para representarem partes de continentes.