Divida a velocidade da luz pelo comprimento de onda. A velocidade da luz é uma constante e, por isso, mesmo que o problema não ofereça um valor, ele se manterá como 3,00 × 108 m/s. Divida esse valor pelo comprimento de onda convertido em metros. Exemplo: f = C / λ = 3,00 × 108 / 5,73 × 10-7 = 5,24 × 1014.
500nm
O comprimento de onda (λ) corresponde à menor distância entre dois pontos da onda em concordância de fase. A equação acima, que fornece a velocidade de propagação de uma onda, vale para ondas mecânicas e eletromagnéticas.
Como frequência e comprimento de onda são grandezas inversamente proporcionais, fica evidente que a cor violeta que tem a maior frequência tem o menor comprimento de onda em relação à cor vermelha que tem menor frequência e, portanto, maior comprimento de onda.
Podemos dizer então que para cada cor temos uma determinada frequência e comprimento de onda que a distingue das demais, temos por exemplo: a luz vermelha que é uma luz de menor freqüência e consequentemente menor energia, já o violeta é uma luz de maior freqüência e nos submete a maior energia.
Já analisando a com maior frequência, podemos afirmar que são os raios gama, com radiação de 10^22. Agora olhando para a faixa de luz visível, temos que a luz vermelha possui o maior comprimento de onda e a azul a maior frequência.
As ondas de rádio têm os maiores comprimentos de onda do espectro eletromagnético, estendendo-se entre 1 mm (10-3 m) até 100 km. Esse tipo de onda é usado para transmitir sinais de televisão, rádio, celular, internet e GPS.
A frequência de uma onda é determinada no instante de sua geração e ela não muda durante a propagação da onda, mesmo que passe por diferentes meios. ... A menor distância entre dois pontos consecutivos nos quais a perturbação se repete é o comprimento de onda, indicado pela letra grega λ (lambda).
radiação gama
) que pode ser definido como o intervalo mínimo de tempo em que um padrão de vibração se repete em um certo ponto no espaço.
metro (m)
Para descobrir o comprimento de onda de uma onda, é preciso dividir sua velocidade pela sua frequência. Sendo assim, a fórmula é: Comprimento de onda = Velocidade da onda/Frequência. O comprimento de onda geralmente é representado pela letra grega lambda, λ. A velocidade,pela letra "v".
Sendo m a unidade de λ e 1 s de ν, a unidade de velocidade é c = m × 1 s = m s = m s−1. Uma radiação eletromagnética se desloca à velocidade da luz, 3 x 108 m s-1, com uma freqüência de 4,32 x 1014 oscilações por segundo.