– Absorvem, como verdadeiras esponjas, grandes quantidades de água das chuvas, mantendo a superfície do solo úmida; – Formam a turfa utilizada como combustível.
As briófitas compreendem plantas muito pequenas, devido a ausência dos vasos de transporte de nutrientes (xilema e floema). Desta forma, sua nutrição é também bastante primitiva, uma vez que o transporte de água, vitaminas e minerais ocorre de célula a célula, além da absorção destes mesmo nutrientes por suas raízes.
As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.
Reprodução dos Musgos Os musgos apresentam plantas masculinas ou femininas, são dióicos. O musgo masculino produz os anterozóides (gameta masculino) que através da água alcançam o arquegônio. Dentro do arquegônio, um anterozóide fecunda a oosfera (gameta feminino), formando um zigoto (2n).
Ao contrário da maioria das outras plantas, os musgos se reproduzem por meio de células chamadas esporos, e não por sementes. Uma estrutura semelhante a um caule produz e libera os esporos. ... Quando duas células sexuais se juntam, geram um novo caule produtor de esporos.