Obá gosta de receber seus axés no encontro das águas do rio com o mar. Ela gosta de viver na pororoKa, como não é fácil servir neste local, ela aceita receber as oferendas na beira de ribeirões límpidos, que tenham bastantes seixos cujas águas emitam sons.
As cores de velas de Obá são brancas e laranjas e sua saudação é Obá Xirê yá! Pombagiras e Exús aceitam velas vermelhas, pretas e brancas e bicolores preta e vermelha. A saudação é: Laroiê Exú! Laroiê Pombagira!
Dia 30 de Maio é dedicado a Santa Joana D'Arc e na Umbanda comemoramos a orixá pouco conhecida chamada Obá, senhora das águas revoltas e pororocas.
Cor de vela: Marrom para xangô e amarela para Iansã. Quinta-feira: Oxóssi - Orixá das matas e suas linhas: caboclos e caboclas.
Oxum
Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É também uma cor que carrega grande energia.
Segundo umbandistas, os Orixás Oxalá e Oxum irão reger o ano de 2021. Para os umbandistas e adeptos ao candomblé, 2021 será um ano regido pelo Orixá Oxalá, que segundo a crendice é o mais velho de todos, o que representa a criação não só do universo como também de todas as coisas, todas as criaturas; é o pai de todos.
“Os orixás avisam que vai ser difícil voltar com tudo em 2021, mas eles vão conseguir se recuperar. Os artistas, pessoas que trabalham com cultura, não vão trabalhar como antes, ainda, mas vejo muita força”.