EQST

Quem Tem Esclerose Mltipla Tem Direito A Aposentadoria?

Quem tem esclerose múltipla tem direito a aposentadoria?

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (4ª Turma) reconhece o direito de acumulação de aposentadoria com a pensão por morte no caso de esclerose múltipla, porque eles são considerados benefícios com propósitos distintos que protegem o cidadão por motivos diversos.

Quais são os direitos dos portadores de esclerose múltipla?

Medicamentos e transporte gratuitos, isenção de impostos, prioridade de Justiça e aposentadoria por invalidez são alguns dos direitos previstos em lei, os quais são válidos para quem tem Esclerose Múltipla.

Quem tem esclerose múltipla pode trabalhar?

Os dados mostram que muitas vítimas deixam o mercado de trabalho antes mesmo de sofrerem sintomas que dificultem a sua tarefa. No entanto, na maioria dos casos, eles poderiam continuar a trabalhar, tendo em conta vários fatores como adaptações e mudanças de emprego.

Quem tem esclerose múltipla é considerado deficiente?

Esclerose múltipla não se enquadra como deficiência física para efeito de concurso.

Quem tem Esclerose Múltipla tem direito ao BPC?

Primeiramente, o portador da Esclerose Múltipla pode ter direito a um programa assistencial chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada). É uma assistência de caráter provisório, assim como o Auxílio-doença. Porém, não é um benefício previdenciário.

Como descobrir se a pessoa tem Esclerose Múltipla?

Para diagnosticar a Esclerose Múltipla, o exame mais confiável é a ressonância magnética de imagem (RMI), que permite identificar a doença ainda em seus estágios iniciais.

Como descobrir se a pessoa tem esclerose múltipla?

Para diagnosticar a Esclerose Múltipla, o exame mais confiável é a ressonância magnética de imagem (RMI), que permite identificar a doença ainda em seus estágios iniciais.

Como descobri minha esclerose múltipla?

Os médicos se baseiam em testes clínicos e de imagem para detectar a doença. São realizados exames de ressonância e de coleta de líquor (LCR — líquido cefalorraquidiano), que é extraído, por meio de uma punção, da coluna lombar e ajuda a confirmar a doença.

Quanto tempo pode viver uma pessoa com esclerose múltipla?

Começando por um dos principais temores de quem descobre sua condição, uma boa notícia: a esclerose múltipla não implica em redução radical no tempo de vida. Um levantamento canadense, publicado no periódico Neurology, em 2015, estimou a expectativa dos pacientes em 75,9 anos.

Como conviver com uma pessoa com esclerose múltipla?

Viver com alguém com esclerose múltipla (EM) requer empatia, força e determinação, para estar ao lado da pessoa e lhe apoiar diante do que for necessário ao longo do curso da doença. Mesmo sem sequelas, a doença pode gerar medo a incertezas, que podem ser minimizadas com seu apoio.