EQST

Quem T De Licença Maternidade Tem Direito Ao Dcimo Terceiro?

Quem tá de licença maternidade tem direito ao décimo terceiro?

Trabalhadores que recebem auxílio-doença e salário-maternidade terão o 13º salário calculado conforme a data de cessação do benefício prevista. No caso dos outros segurados, o valor equivale a um bônus de metade do benefício que teria direito no mês.

Como calcular o décimo terceiro do salário maternidade?

O cálculo é feito na Folha da 2ª parcela do 13º salário da seguinte forma:
  1. Salário mensal + médias + valores agregados = 13º Salário.
  2. 13º Salário / 12 = Resultado 1.
  3. Resultado 1 / 30 x número de dias de licença gestante no ano = Resultado Final.

Quando é pago o 13º Salário-maternidade 2021?

O abono terá duas parcelas. A primeira, que corresponde a 50% do valor pago ao segurado no mês de maio de 2021, será depositada juntamente com os benefícios – de 25 de maio a 8 de junho. Já a segunda parcela, com cobrança de impostos, será paga junto com o benefício de junho – de 24 de junho a 7 de julho.

Como calcular o 13º?

Para fazer o cálculo do 13º proporcional
  1. Divida o salário bruto por 12.
  2. Multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou até outubro – o cálculo é sempre feito até outubro porque a primeira parcela é paga em novembro e o empregado que começou a trabalhar em novembro não recebe o benefício.
Mais itens...•9 de mar. de 2021

Qual o valor do salário maternidade pago pelo INSS?

Contribuinte individual, facultativo e desempregado: O valor é de 1/12 avos da soma dos últimos 12 salários de contribuição que foram usados para os pagamentos do INSS em um período de, no máximo, 15 meses.

Quanto é o salário maternidade 2021?

R$ 1.100,00 Segurado especial Para os segurados especiais em regime de economia familiar, o valor do Salário-Maternidade será sempre de um salário-mínimo (R$ 1.100,00 em 2021).

Quantos meses é o salário maternidade?

Para os segurados facultativos essa qualidade se mantém por 6 meses. Se o contribuinte comprovar que estava desempregado de forma involuntária, ou seja, que foi demitido do seu trabalho. Esse período inicial de 12 meses será prorrogado por mais 12 meses e você manterá a qualidade de segurado pelo período de 24 meses.

Quanto tempo preciso pagar INSS para receber auxílio maternidade?

Quem não tem carteira assinada, mas é Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial da Previdência, precisa cumprir o prazo de carência de dez meses de contribuição ao INSS antes de pedir o benefício.

Como funciona o pagamento da licença maternidade?

Durante a licença, a mulher terá direito ao salário-maternidade, que nada mais é do que seu salário pago de forma integral durante os meses de afastamento das atividades. Em casos de salários variáveis, estes serão calculados de acordo com a média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho.

Como é contado a licença maternidade?

A licença-maternidade dura 120 dias, cerca de quatro meses, podendo ser iniciada entre o 28º dia anterior ao parto até o dia do nascimento do bebê. Essa conta se aplica também aos casos de natimorto, morte fetal intrauterina, ou durante o parto.

Como contar os 120 dias de licença maternidade?

O período de licença maternidade é de, no mínimo, 120 dias, que significam 4 meses corridos. E o período máximo de afastamento e de 180 dias, os 6 meses a que têm direto as servidoras e funcionárias de empresas do Programa Empresa Cidadã.