EQST

Quem Paga INSS Autnomo Tem Direito A Aposentadoria?

Quem paga INSS autnomo tem direito a aposentadoria? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quem paga INSS autônomo tem direito a aposentadoria?

A boa notícia é que, ao pagar o INSS como autônomo, a alíquota da contribuição mensal também se limita a esse teto — chamamos de salário de contribuição. Além da aposentadoria mais tradicional, o segurado também garante uma aposentadoria em caso de acidente ou invalidez que o impossibilitem de continuar trabalhando.

O que devo fazer para voltar a pagar o INSS?

Para recuperar a qualidade de segurado e voltar a ter direito aos benefícios, é preciso fazer pelo menos 1 contribuição ao INSS. Mas não é só isso! A maioria dos benefícios exige um período de carência, igual plano de saúde.

Como garantir a aposentadoria sendo autônomo?

4 passos para pagar o INSS como autônomo

  1. Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
  2. O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
  3. Escolher o tipo de contribuição;
  4. Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).

Quanto paga aposentadoria por mês autônomo?

Em regra, o autônomo deve pagar uma contribuição mensal de 20% sobre o valor dos seus rendimentos em cada mês, limitado ao salário mínimo e ao teto do INSS. Em 2021, o salário mínimo é R$ 1.

Quantos anos a pessoa tem que contribuir para aposentar?

Para ter acesso à transição com idade mínima progressiva é necessário recolher por 30 anos, para a mulher, ou 35 anos, para o homem, ou seja, também o mesmo exigido na antiga regra da aposentadoria por tempo de contribuição.