Quando usar a crase na frase? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.
Mais itens...
Como identificar um a com a crase?
Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.
Quanto a essa tem crase?
Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.
Qual é o lado da crase?
Curva a direita, sem acento grave indicador da crase, só se esse fosse o nome da curva, como a tristemente famosa "curva Tamburello". Em locuções adverbiais femininas, como à esquerda, à mão, à beça, ás escuras, utiliza-se a crase. Vale lembrar que a crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a.
Tem crase as pessoas?
O uso da crase nada tem que ver com a associação do artigo definido a um verbo precedente. ... Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1.
Tem crase antes de Taís?
Outros demonstrativos (aquele – e suas flexões –, mesmo, tal e, próprio) admitem a crase quando o termo regido pela preposição "a" é uma palavra feminina determinada por esses pronomes.
Tem crase antes de nossa?
05) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. ... 06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
Não tem crase?
Hoje, falaremos sobre os casos em que não se usa a crase justamente porque não ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a(s”). ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Tem crase antes de quem?
Atenção! Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.
Tem crase antes de pronomes demonstrativos?
A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.