Em seu relato da crucificação, na véspera da Páscoa, Marcos afirma que depois que Jesus foi crucificado às nove da manhã, a escuridão caiu sobre toda a terra, ou todo o mundo (em grego: γῆν), do meio dia ("a hora sexta") até as três horas da tarde ("a hora nona").
13 de novembro de 1833
No dia 19 de maio de 1780 aconteceu um fenômeno que assustou os moradores da Nova Inglaterra, uma região que abrange seis estados norte-americanos, Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont, todos ao norte do país. ... O Sol sumiu quase de repente e o meio-dia transformou-se em meia-noite.
O evento poderá ser visto em três ocasiões durante o ano de 2020, e são elas nos dias 9 de março, 7 de abril e 9 de maio. “A partir de abril, às madrugadas trarão um espetáculo à parte.
Dia 22 - Chuva de meteoros Líridas Em 2021, ela rola entre os dias 21 e 22 de abril - torça para o céu estar claro por volta da 1h da manhã. Vai dar para ver as "estrelas cadentes". Espera-se que vejamos, em média, 18 meteoros por hora.
Maio. 6 e 7 - Chuva de meteoros: A chuva de meteoros Eta Aquáridas, resultado de partículas deixadas para trás pelo cometa Halley, ocorre entre os dias 19 de abril e 28 de maio, com pico entre 6 e 7 de maio. Essa chuva pode ser vista do Hemisfério Sul.
Quando a Lua entra na região da umbra, podem ocorrer os eclipses lunares parcial e total. O eclipse parcial ocorre quando apenas parte da Lua é obscurecida pela sombra da Terra e o total, quando toda a face visível da Lua é obscurecida pela umbra. ... Um último tipo de eclipse lunar raro é denominado eclipse horizontal.
Um fenómeno natural ou fenômeno natural é um acontecimento não artificial, ou seja, que ocorre sem a intervenção humana. ... Os fenômenos naturais podem, isso sim (ou não), influenciar a vida humana que a eles está sujeita, como as epidemias, às condições meteorológicas, desastres naturais, etc.
substantivo masculino Acontecimento passível de observação; manifestação, sinal, sintoma: fenômeno da natureza.
Aru é o nome de uma frente fria que alcança a região do rio Negro, ao longo do equador terrestre, em períodos de inverno do hemisfério sul.
Em suma, um fenômeno artificial é todo aquele feito por ação do homem. ... Assim, dizem que os gases causadores do aumento do efeito estufa são aqueles emitidos pela atividade humana. Com isso, o nascimento de um novo ser é um fenômeno natural, mas pode ser induzido artificialmente, por meio de procedimentos cirúrgicos.
Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, ...
Estamos livres de uma série de desgraças como terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismo e ondas gigantes estão ligadas aos movimentos na crosta da Terra.
Enchentes, inundações, deslizamentos de encostas e morros são exemplos de desastres tidos como naturais e que geram, muitas vezes, consequências tão ou mais gravosas do que os desastres de maior magnitude.
Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.
Por o Brasil não ter um terreno muito plano, a frequência de tornados não é tão grande como nas Grandes Planícies, onde a frequência é a maior do mundo.
O Atlântico Sul não apresenta temperaturas maiores que 26ºC próximo à costa brasileira, o que impede a ocorrência de furacão. No Brasil, as massas de água oceânicas não apresentam temperaturas maiores que 26ºC, sendo essas registradas especialmente na Região Nordeste do país.
No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. ... Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul.