"Deve-se suplementar quando a pessoa tem uma deficiência de algum nutriente ou quando a ingestão do indivíduo não atinge a quantidade diária necessária pela alimentação", explica a nutricionista Adriana Magalhães, da Clínica Ana Carolina Sumam.
Os suplementos alimentares para ganho de massa muscular só devem ser utilizados por quem pratica atividade física regularmente. Eles, quando são devidamente utilizados, podem ajudar a aumentar a massa muscular, pois contêm os "tijolos" que formam os músculos.
Diversas vitaminas e minerais podem contribuir para melhorar a resposta imune do seu corpo dentre elas temos: Vitaminas (A, D, E, C e complexo B), zinco, selênio, magnésio, cobre, ferro, cromo e vanádio.
O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.
Embora o corpo mantenha uma pequena reserva, elas precisam ser ingeridas com maior regularidade para evitar a escassez. Fazem parte deste grupo as vitaminas B e C. De maneira geral, as vitaminas lipossolúveis ajudam a manter a saúde dos olhos, pele, pulmões, trato gastrointestinal e sistema nervoso.
Após consulta e exames específicos, o profissional da saúde prescreve o suplemento, o qual pode ser um complexo multivitaminas – além de minerais e aminoácidos – que deve ser individualizado, respeitando as substâncias, as quantidades de cada uma delas e a quantidade de cápsulas (duração do tratamento).
As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (vitamina C e as do complexo B) necessitam de ingestão diária, pois são armazenadas em quantidades muito pequenas. As lipossolúveis, por sua vez, não precisam ser ingeridas todos os dias.
Porém, quando ingeridas em excesso, essas gorduras podem provocar intoxicação. As vitaminas que se dissolvem em água são chamadas de hidrossolúveis, como as vitaminas C e as do complexo B. Essas podem e devem ser sempre ingeridas diariamente, já que permanecem por pouco tempo no organismo.
O Comitê Nórdico Permanente sobre Alimentos estabeleceu em 1996 a Quantidade Dietética Recomendada (RDA) de cobre em 2 mg diários para um adulto. As pesquisas mostraram que a ingestão média diária de cobre em adultos europeus é de 1,0 a 2,26 mg para os homens de 0,9 a 1,1 para as mulheres.
Para que o corpo se beneficie das propriedades da vitamina C, a quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens; e de 75 miligramas, para mulheres. Vale lembrar que o consumo não deve exceder o limite de 2.
Pois é, é preciso ter cuidado, tudo em excesso faz mal e com as vitaminas são é diferente. A dose de vitamina C diária recomendada para adultos é de 90mg para homens e 75mg para mulheres, o que equivale à ingestão de apenas uma laranja e um morango por dia, sendo assim poucos os casos em que a suplementação é indicada.
O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde. Para resultados ainda melhores, é importante associar a ingestão de vitamina C com pelo menos 2l de água e uma alimentação balanceada.
Após ser ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.
O escorbuto é uma doença que pode provocar hemorragias nas gengivas, problemas de cicatrização e dores nas articulações. Causada pela deficiência de vitamina C no organismo, essa doença pode ser prevenida com uma dieta que forneça as quantidades adequadas dessa vitamina.
Por que acontece O escorbuto acontece devido à falta de vitamina C no organismo, isso porque essa vitamina está relacionada com diversos processos no organismo, como síntese de colágeno, hormônios e na absorção de ferro no intestino.