Qual um tempo que um cheque pode ser cobrado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
59 da lei 7.357/85. Ainda assim, se você perder o prazo de seis meses existe a opção de cobrar em até 5 anos do dia seguinte a data da emissão do cheque (súmula 503 do STJ) por meio de uma ação monitória ou de cobrança (art. 206, § 5º do Código Civil).
Como cobrar cheque com mais de 6 meses?
Se, dentro do prazo prescricional, o credor opte por protestar o cheque, o prazo será interrompido e garantirá a exigibilidade contra os co-devedores. Caso o protesto não ocorra e o prazo de seis meses seja encerrado, não poderá mais valer-se pelas vias executórias.
O que quer dizer um cheque prescrito?
A Lei 7.357/85, mais conhecida como “lei do cheque”, prevê alternativas para o recebimento de cheques que estão “prescritos”, ou seja, que não podem ser apresentados ao banco e nem executados diretamente em juízo. ...
Qual Ação entrar para cobrar cheque?
Existem 3 (três) soluções para cobrar a dívida: a Ação de Execução, a Ação Monitória e a Ação de Cobrança. Em termos jurídicos, o CHEQUE nada mais é do que um Título Executivo EXTRAJUDICIAL, cuja previsão encontra-se no rol do art. 784, inciso I, do Novo Código de Processo Civil (NCPC).