Feito inteiramente do pernil suíno, corte nobre da carne, apresenta pouquíssima gordura.
Como é feita a salsicha?
Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água, gordura suína, proteína de soja, miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), sal, amido, açúcar, alho, cebola, pimenta branca, pimenta calabresa, noz-moscada, regulador de acidez: lactato de sódio e citrato de ...
A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.
As de frango e peru são consideradas mais saudáveis Elas são feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves, apresentam até 40% de carne mecanicamente separada e têm menos gorduras e sódio em relação às demais.
Mais saciedade. A carne é um alimento que confere mais saciedade ao consumidor porque é rica em proteína. Por isso, a salsicha feita de carne pura alimenta mais e afasta a fome por muito mais tempo.
Por outro lado, a salsicha típica tem cálcio (51 mg), potássio (79 mg), magnésio (8 mg) e ácido fólico (3 ug), bem como traços de ferro, zinco e das vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e E.
Além de maneirar na alimentação noturna, também é preciso ficar atenta(o) ao tipo de alimento consumido. Alimentos ricos em gordura, como salsicha, salame e hambúrguer, por exemplo, dificultam a digestão e, consequentemente, o sono.
A verdade é que a salsicha é um alimento muito versátil que pode ser consumido de diversas formas diferentes. Basta usar um pouco de criatividade e incrementar omelete, salada, servir como petisco, rechear o suflê, o wrap ou até a lasanha.
Quantidade recomendada. De acordo com a OMS, o consumo de 50g de carne processada por dia aumenta o risco de desenvolver câncer, especialmente o câncer colorretal. Essa quantidade equivale a cerca de 2 fatias de bacon, 2 fatias de presunto ou 1 salsicha por dia, por exemplo.
são eles: Frituras. Carne de porco. Carnes processadas (presunto, linguiça, bacon, salame, salsicha, mortadela)
Aumento da acidez do estômago, podendo resultar em gastrite e refluxo gastroesofágico; Aumento do peso devido à grande quantidade de gordura; Desenvolvimento da síndrome metabólica; Problemas renais a longo prazo.
Além de substâncias tóxicas como o álcool e o excesso de açúcar, alimentos como peixes crus, frutas e legumes mal lavados devem ser evitados, pois podem estar contaminados com micro-organismos que afetam o bebê. Veja como fazer uma alimentação saudável durante a gravidez.
Alimentos para evitar durante a gravidez