EQST

Qual O Processo De Fabricaço Do Cimento?

Qual o processo de fabricação do cimento?

Etapas da fabricação Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

Como ocorre a fabricação do cimento Portland?

É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.

O que é utilizado na produção do cimento?

“O cimento possui vários produtos em sua composição, destacando o calcário”, “a principal matéria-prima”, a qual tem o mineral calcita ou carbonato de cálcio, CaCO3, em sua composição, e outros materiais tais como argilas, sílica e ferro, em proporções variadas.

Qual é a função do Moinho em um processo produtivo do cimento?

2 – Moinho de Farinha ou Cru A argila é um produto rico em sílica, ferro e alumínio, elementos essenciais para a qualidade do cimento. O produto final é formado por grãos muito finos, daí o nome farinha ou cru. Um filtro instalado no moinho evita que haja a emissão de pó para a atmosfera.

Qual é a composição do cimento Portland?

O cimento portland é composto de clínquer e de adições. O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. ... O clínquer tem como matérias-primas o calcário e a argila, ambos obtidos de jazidas em geral situadas nas proximidades das fábricas de cimento.

Que tipo de rocha calcária serve para a fabricação do cimento?

Recebe vários nomes, como mármore, marga ou calcita. Sua composição básica é o Carbonato de Cálcio – CaCO3 – e, especificamente para a fabricação do cimento, o teor desse carbonato deve ficar entre 80 e 85%.

O que é clínquer por que adicionamos gesso a ele no processo de fabricação do cimento?

SIGNIFICADO DE CLÍNQUER O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.

Qual é a importância do controle do trióxido de enxofre so_3 na fabricação do cimento?

n O cimento é produzido em reações com envolvimento térmico, em razão disto, o calcário deve ter baixo teor de “SO3” ( abaixo de 0,5% ) pois o enxofre na zona quente de forno evapora-se com possibilidade de condensar-se nas zonas mais frias possibilitando obstruções prejudiciais à passagem dos gases.

O que é clínquer e sua utilização?

O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

Qual é a composição básica do cimento e como estes constituintes interferem na sua qualidade?

O principal constituinte do cimento Portland é o clínquer Portland, material resultante da calcinação a aproximadamente 1450ºC de uma mistura de calcário e argila e eventuais corretivos químicos de natureza silicosa, aluminosa ou ferrífera, empregados de modo a garantir o quimismo.

Qual é a composição do cimento além do clínquer?

O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...

Qual é a função de adicionarmos uma quantidade de gesso no cimento?

O termos cimento e concreto são usados como sinônimos, embora o cimento seja um ingrediente do concreto, e o gesso é frequentemente adicionado ao cimento e ao concreto para desacelerar o tempo de secagem.