Ele deve atuar de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e pensar no currículo de forma diferenciada, integrando o conhecimento acadêmico aos saberes da comunidade e dos próprios estudantes. Professor também deve ter o papel de aluno: deve aprender ao passo que ensina.
O projeto politico pedagógico É o documento que orienta a proposta educacional de uma unidade escolar , apontando os caminhos a serem trilhados para que sejam alcançados as suas metas e também aspirações nele são estabelecidos Não apenas a missão , a crença e os valores da escola, mas também as atividades necessárias ...
de 1988
Dificuldades e limites na construção do Projeto Político Pedagógico
3 dicas para montar o Projeto Político e Pedagógico da sua escola
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). ... Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino.
Diferentemente do regimento, que tem caráter normativo, o PPP tem função pedagógica. A partir dele são definidos os objetivos e a missão educacional da escola. Dessa forma, o PPP sistematiza as propostas pedagógicas da instituição, considerando o seu contexto social e econômico.
Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola? ... O PPP deve dialogar com os acontecimentos diários da escola e suas informações e propostas devem ajudar os professores e gestores a melhorarem a qualidade do ensino na instituição.
O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares.
É importante ressaltar que através do Projeto Político Pedagógico a escola tem a capacidade de construir sua identidade, de tal forma que caracterizará uma escola única, focada no desenvolvimento do ensino-aprendizagem e levando um bom retorno para a comunidade a qual se encontra inserida, favorecendo uma relação ...
A BNCC também incentiva o respeito à igualdade e a diversidade cultural, o que traz a necessidade de se planejar e rever o currículo e prática segundo a cultura e experiência local de cada escola. O PPP também deve conciliar a missão com a prática pedagógica desenvolvida.
As competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores.
O BNCC é um documento feito pelo Ministério da Educação, adotando a mesma regra dos documentos oficiais de outros Ministérios temos:
COMO A BNCC PREVÊ A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS? A BNCC reconhece os benefícios que a cultura digital tem promovido nas esferas sociais. O avanço tecnológico e a multiplicação de celulares, smartphones e computadores estão diretamente ligados ao hábito de consumo dos jovens.
Entre as dez competências gerais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dois itens traz a tecnologia como habilidade para o aprendizado. Enquanto uma diz respeito ao uso das linguagens tecnológicas e digitais, a outra fala em utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.
Resposta: O componente Tecnologia está estruturado em 3 eixos: I. Letramento Digital, Pensamento Computacional, Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação.
Habilidades da BNCC na Educação Infantil
Essas habilidades são bem variadas e fundamentais na vida de todos nós, algumas delas são as seguintes: vestir-se, pular, andar, estabelecer comunicação verbal e conversar; amarrar os sapatos, fazer amizades entre vários outros.
Andar, correr, pular, manusear objetos, compreender, ler, escrever, argumentar. Em cada fase da educação, além dos conteúdos que devem ser aprendidos, existe uma série de competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver.
o primeiro par de letras: EF, corresponde a etapa do Ensino Fundamental; o primeiro par de números: 01 indica o ano (01 a 09) a que se refere a habilidade ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos, como segue: Língua Portuguesa/Arte.
Os códigos alfanuméricos (exemplo: EI01TS01) servem para identificar os objetivos de aprendizagem. Eles ajudam a contextualizar qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado ao objetivo.
O primeiro par de letras (EI) indica a etapa de Educação Infantil. O último par de números (01) indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiência para cada grupo/faixa etária.
É, portanto, a capacidade de mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências para resolver questões da vida real, como pensamento crítico e empatia. Já as habilidades indicam o que aprendemos a fazer e são sempre associadas a verbos de ação, como identificar, classificar, descrever e planejar.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional