O teste de Cooper é um teste que tem como objetivo avaliar a capacidade cardiorrespiratória da pessoa através da análise da distância percorrida durante 12 minutos em uma corrida ou caminhada, sendo utilizado para avaliar o condicionamento físico da pessoa.
O Teste de Cooper é um teste de preparo físico idealizado pelo médico e preparador físico norte-americano Kenneth H. Cooper em 1968 para ser usado pelas forças armadas para verificar o nível de condicionamento físico.
Os benefícios da corrida de rua vão muito além da performance ou mesmo perda de peso. Confira quais são
Quando você corre por mais de 30 minutos, seu organismo começa a produzir neurotransmissores (como a endorfina) responsáveis pela sensação de euforia, prazer e relaxamento.
Benefícios para o corpo A prática regular ajuda no melhor funcionamento cardíaco e auxiliando na redução da pressão arterial. Além disso, a corrida ajuda na redução do LDL (colesterol ruim) e na melhora do HDL (colesterol bom).
Uma corrida intensa pode consumir bastante calorias. Em uma velocidade média de 12km/h, é possível consumir entre 860 a 1000 calorias em um treino de uma hora — considerando que cada indivíduo possa ter uma resposta diferente, por conta da individualidade biológica —.
Personal dá dicas para aproveitar o exercício. O melhor horário para correr, de acordo com estudos, é do meio para o fim da manhã (9h ou 10h) ou no final da tarde (16h ou 17h). Mas lembre que o importante mesmo é não deixar de praticar um exercício, independente do horário!