Vários são os métodos contraceptivos que podem ser oferecidos para a mulher que está na perimenopausa, incluindo anticoncepcionais orais combinados ou só com progesterona, ligadura tubária, dispositivo intra uterino (DIU), hormônios injetáveis, implantes, além de métodos de barreira.
As mulheres que fazem uso de anticoncepcionais hormonais não vão sentir os sintomas da menopausa, pois estarão recebendo a dosagem de hormônio normalmente através do medicamento. Elas só vão saber se está tudo correto se pararem de usar o anticoncepcional por um tempo e observarem seus ciclos menstruais.
A pílula e a entrada na menopausa Todavia, quando a mulher entra na menopausa, aquela que é a etapa que marca o fim da fase reprodutiva, isto é, quando 'esgota' os seus óvulos, a toma da pílula – que pode ter sido o método contracetivo mais usado ao longo da sua vida – pode agora ser posta em causa.
Métodos do progestin-somente Os comprimidos ou os implantes do progestin-somente podem ser continuados até a idade de 55 anos, depois do qual a gravidez não é esperada ocorrer devido a enfraquecer-se natural de níveis da fertilidade.
Mulheres saudáveis podem utilizar a anticoncepção hormonal até os 50 anos de idade, época em que deve ser descontinuado e trocado por outro método até 1 ano após a suspensão da menstruação.
Minipílula: A minipílula ou pílula sem estrogênio possui somente progesterona. É a pílula indicada para mulheres que estão amamentando e querem evitar uma nova gravidez. Para essas mulheres, a pílula deve ser tomada todos os dias, sem interrupção.
Nos anticoncepcionais hormonais combinados, o progestagênio é o principal responsável por impedir a gravidez, suprimindo a ovulação e inibindo a secreção de muco fértil e elástico (2, 4).
São pílulas que contêm doses muito baixas de um progestógeno semelhante ao hormônio natural progesterona, existente no corpo da mulher. Não contêm estrógeno e, por isso, podem ser usadas durante toda a amamenta- ção e por mulheres que não utilizam métodos com estrógeno.
O Microvlar e o Ciclo 21 são anticoncepcionais combinados, compostos de estrógeno e progesterona e contendo etinilstradiol e levonorgestrel. Possuem a mesma dosagem hormonal. Isto é, são a mesma medicação de fabricantes diferentes. Converse com o seu médico.
Se você toma o Ciclo 21 continuo e sem pausas, você deverá iniciar o Selene no outro dia após o fim da cartela do Ciclo 21. Se você tomar 1 comprimido, todos os dias, sempre no mesmo horário, você estará protegida a partir do primeiro comprimido do Selene.