O infinitivo do verbo PREFERIMOS é o verbo PREFERIR.
Constatamos que se trata de uma locução verbal na qual o verbo principal é demarcado pelo verbo expresso no infinitivo (cumprimentar). # Nos casos em que o verbo estiver regido de preposição para formar locução com verbos demarcados por “estar”, “começar”, “continuar”, “acabar” etc.
Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado. ... Percebemos que a ação expressa pelo verbo traz a certeza de que o fato ocorreu e, por isso, o verbo está flexionado no modo indicativo.
Nas locuções verbais, usamos o infinitivo impessoal, ou seja, aquele que não se flexiona nunca: “Os infinitivos não DEVEM FLEXIONAR-SE”; “Os alunos VÃO SAIR mais cedo”; “Os dois zagueiros PODEM SER expulsos”. ... De qualquer modo, o infinitivo, em locuções verbais, não se flexiona.
“Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Muito utilizado e recheado de diferentes significados, o verbo estar pode fazer referência a encontrar-se, marcar presença, pertencer, fazer, entre vários outros.
Verbo estar
Conjugação do verbo: estar
estar
Estavam é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo. O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado.
O pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo é formado pelo pretérito imperfeito do indicativo do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.