A ultrassonografia transvaginal nem sempre permite chegar ao diagnóstico enquanto o tumor se acha restrito ao ovário. Exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética, podem ajudar a avaliar a extensão da enfermidade.
Exames de Rastreamento Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125. O ultrassom transvaginal pode diagnosticar uma massa no ovário, mas não pode realmente afirmar se é maligna ou benigna.
Além desses sintomas, existem outros fatores que você deve estar atenta, tais como:
O cisto no ovário, também conhecido como cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar.
Os ovários estão presos na parede abdominal por um fino ligamento, através do qual passam os vasos sanguíneos e os nervos. Por vezes, esse ligamento pode acabar dobrando ou torcendo, o que causa uma dor intensa e constante que não melhora.
Cisto no ovário Geralmente, surgem devido a alterações hormonais presentes ao longo do ciclo menstrual, gravidez, menopausa ou com uso de certos medicamentos hormonais, por exemplo.