Seus principais acontecimentos foram o cerco dos Boxers à cidade de Pequim e a resposta ocidental violenta, com mais de vinte mil soldados, aos protestos. A Revolta terminou em derrota total para os revoltosos, com as forças coloniais saqueando e destruindo importantes regiões chinesas.
A palavra boxers tem origem na luta que o grupo revoltoso “Punhos Honrados e Harmoniosos” praticava, que tinha várias semelhanças com o shadowboxing, exercício de preparação dos boxeadores que consiste em um treinamento solitário, emulando movimentos como se estivessem lutando contra um adversário imaginário.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O fim da Guerra dos Boxers teve como consequência para a China, a penetração estrangeira em seu território, que até então não havia, e a diminuição considerável do poder e autoridade da monarquia, representada pela dinastia Qing.
9) Quais as revoltas contra o Imperialismo ocorreram, respectivamente, na Índia e na China: a)Guerra do Ópio e Revolta dos Cipaios.
Resposta. A Guerra do Ópio, a revolta dos Boxers e a revolta dos cipaios foram todas sedições vinculadas ao Imperialismo europeu. ... A Rebelião dos Boxers ocorreu na China (1899-1901) e se configurou como um movimento popular de caráter xenófobo.
Verificado por especialistas. Na segunda metade do século XIX a Inglaterra intensificou e reordenou sua política expansionista, conseqüência do novo modelo de desenvolvimento capitalista imposto pela Segunda Revolução Industrial.
Consequências da Revolta dos Cipaios Com o controle da Revolta, ocorreu a extinção da Companhia Britânica das Índias Orientais, em 1858. Com isso a Índia passou a ser administrava diretamente pela Coroa Britânica, que instituiu o Vice-rei da Índia. ... E em 1877 a Rainha Vitória sagrou-se Imperatriz da Índia.
Resposta. Resposta: A Companhia das Índias Orientais Britânicas conseguiu introduzir, com êxito, os tecidos ingleses de algodão na Índia, afetando a produção artesanal indiana. ... Em consequência, muitas tecelagens indianas faliram e antigos centros têxteis, sofreram forte queda populacional.
Consequências do Imperialismo Essa partilha criou territórios artificiais, aglomerou povos que não tinham contato e desestabilizou a ordem política do continente. O resultado dessa divisão artificial do continente foi os conflitos étnicos que resultaram disso.
O Imperialismo foi muito intenso entre 1884 e 1914, mas até a segunda metade do século XX existiam colônias europeias nos continentes mencionados. Entre as consequências deixadas pelo Imperialismo, destacam-se: Demarcação de fronteiras artificiais que atualmente é motivo de tensão entre diversos países.
Imperialismo consiste numa política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras. Nessa perspetiva, estados poderosos procuram ampliar e manter seu controle ou influência sobre povos ou nações mais fracas.
Além dos conflitos que ocorreram entre os povos dominados e os colonizadores, a expansão imperialista do século XIX trouxe outras sérias consequências. A maioria delas trágicas para os colonizados: empobrecimento, subdesenvolvimento e perda da identidade cultural.
O termo imperialismo é utilizado para referir-se às práticas da política em que uma nação buscava promover uma expansão territorial, econômica e/ou cultural sobre outra nação. A utilização da palavra imperialismo pode ocorrer em contextos atuais como, por exemplo, quando um país resolver intervir militarmente em outro.
A índia servia como fonte se "renda" para os paises mais ricos, por isso houve uma corrida entre alguns paises para pegarem pedras preciosas, mao de obra escrava, etc. Por isso a índia ficou uma miséria literalmente.