EQST

Qual A Relaço De Freud Com A Educaço?

Qual a relação de Freud com a educação?

O dicionário de termos de psicanálise de Freud (CUNHA, 1970) define educação como “um incitamento à conquista do princípio do prazer e em sua substituição pelo princípio da realidade” (p. 54). Uma de suas funções é inibir, proibir, suprimir; exercer o representante da lei e das exigências sociais.

Como se dá a aprendizagem Segundo Freud?

Na perspectiva do sujeito do inconsciente, a aprendizagem é um processo de transformação por resolução ou dissolução de antigas formações em novas formações do inconsciente. Com a pulsão de saber (Die Wissentrieb), Freud (1905d) vinculou curiosidade, saber e conhecimento.

O que a psicanálise contribui para a educação?

A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente.

Quais as contribuições da psicanálise freudiana para a educação?

Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.

De quem é a função de educar?

Para a maioria das pessoas “educar” é uma obrigação exclusiva das escolas e de seus respectivos profissionais, se esquecendo que Educar é uma função de todos, tanto dos pais quanto dos educadores.

Qual a importância que Freud concede a educação e quais são os motivos disso?

Os estudos sobre o aluno e a aprendizagem de Sigmund Freud que foram de grande relevância para o meio academico, eles ajudaram a nortear o pensamento dos gestores com relação as criança e auxiliaram na facilitação do entendimento do processo de aprendizagem para as pessoas.

Qual a maior contribuição da teoria psicanalítica para educação?

A relação professor-aluno. Uma das maiores contribuições da Psicanálise foi a de permitir uma nova abordagem da relação aluno e professor. Além da transmissão de saber, há uma ligação entre os aspectos cognitivos e afetivos dessa interação.

Quais são as principais contribuições da Psicanálise?

A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).

Qual a importância de Freud para a psicologia da motivação?

A Motivação é um forma de libido De acordo com Freud, o ser humano apresenta uma fonte de energia separada para cada um dos instintos gerais. ... Segundo Freud, uma pulsão tem sua fonte numa excitação corporal (estado de tensão); o seu objetivo ou meta é suprimir o estado de tensão que reina na fonte pulsional.

Por que é importante discutir o que é educar o que é ser professor é o que é ser aluno?

a) É importante discutir o significado do que é educar, do que é ser professor e do que é ser aluno porque toda ação humana é baseada na forma de conceber, significar e pensar a ação. Qual- quer fazer humano supõe uma ideia do que é esse fazer ou de como cada indivíduo entende es- sa atividade.

Qual foi a contribuição de Freud para a Psicologia?

Freud foi inovador. ... Provavelmente a contribuição mais significativa que Freud fez ao pensamento moderno é a de tentar dar, ao conceito de inconsciente, um status científico (não compartilhado por várias áreas da ciência e da psicologia).

Quais as relações entre psicanálise e Psicologia?

A psicanálise surgiu no final do século XIX a partir dos estudos de Sigmund Freud. ... Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise. De modo geral, para ser psicanalista é necessário ter formação em medicina ou psicologia e realizar um curso em instituições de psicanálise reconhecidas.

Qual a importância da relação transferencial entre o aluno e o professor para o processo de aprendizagem?

Quando é possível ver o afeto nas ações dos alunos diante das propostas dos educadores, constata-se que houve transferência positiva à aprendizagem, há possibilidades de superação dos conflitos internos, será possível aprender e crescer.

Qual a importância do conceito de transferência na relação professor aluno no processo Ensino-aprendizagem?

Quando é possível ver o afeto nas ações dos alunos diante das propostas dos educadores, constata-se que houve transferência positiva à aprendizagem, há possibilidades de superação dos conflitos internos, será possível aprender e crescer.