Na maioria das plantas com sementes, as raízes laterais (ramificações da raiz) se originam do periciclo. Por terem uma origem profunda a partir da raiz-mãe, as raízes laterais são chamadas de endógenas, o que significa “origem interna”.
Classificação das raízes conforme o habitat Raízes grampiformes: são adventícias com formas de grampos, que fixam a planta trepadora a um substrato, outra planta ou não. Exemplo: hera. Pneumatóforos: raízes respiratórias. ... Sugadoras ou haustórios: adventícias com órgãos de contato (apressórios).
A maioria das raízes laterais origina-se do periciclo e crescem pela casca. Em alguns vegetais primitivos, surgem a partir da endoderme. Devido à sua origem em profundidade na raiz principal, as raízes laterais são endógenas (originam-se dentro do órgão), atravessando várias camadas para emergir.
a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada. b) ( ) No interior da planta, existe a estrutura reprodutiva feminina chamada gineceu e a estrutura reprodutiva masculina chamada androceu.
A polinização pode ser ajudada pela água, pelo vento ou por animais (abelhas, moscas, pássaros…). As sementes quando caem na terra “acordam” e originam um pequeno rebento que irá dar origem a uma nova planta. ... Nestes, as plantas reproduzem-se através de esporos, que são ainda mais pequeninos do que as sementes.
Algumas das partes das plantas e suas funções são: ... Sementes, responsáveis pelo nascimento de novas plantas; Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta.
1 - Os responsáveis por levar alimento para a planta são os vasos condutores chamados de xilema (leva a seiva bruta da raiz para as folhas) e o floema (leva a seiva elaborada das folhas para o restante da planta). ... 3 - As folhas são as responsáveis pela respiração, transpiração e fotossíntese das plantas.