Para utilizar a língua padrão com êxito é fundamental prestar atenção aos elementos da linguagem oral e escrita, às normas gramaticais, concordância nominal e verbal e à adequação das palavras.
A frase negativa é o contrário da frase afirmativa e serve para negar, refutar, se opor, marcar uma dúvida, uma incerteza, uma ignorância. ... Neste caso, a negação recai sobre toda a frase. Esta frase pode ser reduzida a uma só palavra: NÃO.
Exemplos de frases contendo a norma culta padrão da língua portuguesa são: "este copo que está sobre a mesa não é meu, então de quem é?", "você não é exatamente a pessoa que eu acreditava que fosse".
Primeiramente deve-se corrigir o erro ortográfico "estudeoso" mudando para "estudioso". Depois deve ser acrescentado o ponto de exclamação no final da frase,no lugar do ponto final (substituição). Ficando assim: O garoto é estudioso! Obs: a primeira letra da frase deve ser maiúscula.
Frases afirmativas
1. Que interroga ou serve para interrogar. 2. Que denota interrogação.
adjetivo Que impõe; que manda com autoridade: tom imperativo. Que se impõe de forma argumentativa numa discussão: a contundência imperativa de suas ideias. Que possui características autoritárias: indivíduo autoritário. [Gramática] Modo imperativo.
Que expressa uma ordem: 1 autoritário, arrogante, despótico, dominador, imperial, imperioso, prepotente. Que é indiscutível: 2 categórico, contundente, decisivo, definitivo, esmagador, imperatório, impreterível, incontestável, indiscutível, inegável, injuntivo, obrigatório, peremptório, terminante.
Fazer a coisa certa apenas por fazer, como se fosse um convite ou pedido. Mais que imperativos voluntarísticos, é o próprio processo antroprogênico a nos fornecer indicações objetivas e seguras. ...