Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, Cyclofemina® é considerado um anticoncepcional de baixa dosagem hormonal. O principal mecanismo de ação dos componentes combinados de Cyclofemina® é o de suspender a ovulação. A ação contraceptiva de Cyclofemina® é a partir do primeiro dia da aplicação.
A maior diferença é que Cyclofem® e Mesigyna® contém estrogênio e progesterona enquanto que a Depo-Provera® contém apenas progesterona. Você deverá aplicar 1 injeção a cada mês com Cyclofem® e Mesigyna®, e 1 injeção a cada 3 meses com Depo-Provera®.
Hoje, no Brasil, dispomos das seguintes injeções anticoncepcionais: Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina; Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).
Os medicamentos desse tipo normalmente são conhecidos pelos nomes de cyclofemina, mesigyna ou perlutan. Normalmente a fertilidade neste método não leva muito tempo para voltar ao normal, podendo a mulher planejar uma gravidez para o mês seguinte em que deixou de usar o anticoncepcional.
O anticoncepcional injetável possui o mesmo mecanismo de ação das pílulas, pois ele suspende a ovulação, reduz a espessura endometrial e espessa o muco cervical1. O fluxo menstrual pode diminuir, contudo, devido a maior quantidade de hormônios no contraceptivo1.
Agende a sua consulta. Você está menstruando com o uso da injeção? Se não, é pouco provável que as cólicas menstruais sejam devido a injeção e são de causa ginecológica. Se você está menstruando, as cólicas podem ser devido a alterações ginecológicas.
Não deve tomar os 2 medicamentos no mesmo ciclo menstrual, pois é uma sobrecarga muito grande de hormônios, e corre o risco de ter uma trombose.
Ela não tem que estar menstruando para começar a tomar a pílula. Uma mulher que comece a tomar a pílula após 7 dias do início do sangramento menstrual deve usar um método complementar tal como os preservativos ou um espermicida, ou então evitar ter relações sexuais durante os primeiros 7 dias em que tomar a pílula.
Além dos contraceptivos orais, há outras meios de interromper a menstruação, como por exemplo o DIU de levonorgestrel, que tem duração de cinco anos, os anticoncepcionais injetáveis trimestrais e os implantes contraceptivos subcutâneos, com duração de três anos.
Como tomar o anticoncepcional pela 1ª vez Para tomar o anticoncepcional de 21 dias pela primeira vez, deve-se ingerir o 1º comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar 1 pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, seguindo as instruções da bula.
Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.
Se você iniciou o anticoncepcional no quarto dia da menstruação, tomou um comprimido todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos, você já estará protegida a partir do primeiro comprimido.
O Ciclo21, como qualquer outro medicamento de terapia hormonal, tem a capacidade de postergar a sua menstruação se fizer uso por período contínuo, ocorrendo apenas no seu intervalo. Converse com seu Ginecologista sobre a melhor forma de uso.
A cartela irá acabar um dia antes do previsto, mas isso não é problema. Faça a pausa de 7 dias e comece uma nova cartela.