O planejamento tático é o responsável por traduzir isso aos departamentos, com medidas mais específicas de como alcançar os objetivos definidos. Através do plano tático, cria-se ações práticas de serem aplicadas, comumente aliadas a definição de metas mais específicas.
Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo, já o segundo é orientado as áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização.
Então, o seu perfil pode ser considerado tático. O profissional tático apresenta um bom conhecimento da missão, dos valores e dos objetivos gerais da empresa. Enxerga quais são as responsabilidades do seu setor para que as metas propostas sejam atingidas e tem capacidade de organização para planejar ações práticas.
Por isso, os 3 principais tipos de planejamento estratégico são:
As decisões táticas são aquelas que precisam ser tomadas freqüentemente, todos os dias, toda a semana ou até, todo o mês. Geralmente, são decisões que auxiliam a alcançar pequenos objetivos.
As decisões operacionais ou administrativas, são decisões de curto prazo que se acumulam em direção às metas de longo prazo.
Toda organização, independente do tamanho, sabe muito bem onde quer chegar, ou pelo menos deveria. Por isso, na gestão empresarial, o planejamento da empresa é fundamental para definir os principais objetivos e isso pode ser feito em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Os níveis de decisão são amplamente dependentes, apesar de distintos, trabalhando de forma integrada para alcançar resultados dentro da organização. É possível visualizar 3 níveis: estratégico, tático (ou analítico), e o operacional. Cada um desdobrando em responsabilidades e focos diferentes.
Os níveis da informação e de decisão empresarial obedecem à hierarquia padrão existente na maioria das empresas, também chamada pirâmide empresarial e são conhecidos como estratégico, tático e operacional.
5 tipos de tomada de decisão na empresa
Quais as etapas do processo decisório?
Esse processo inclui transmitir a decisão a todos os afetados por ela e também buscar o comprometimento dos envolvidos nela. O último passo é avaliar a eficácia da decisão. Para isso, é importante analisar se ela realmente solucionou o problema e se os objetivos desejados foram atingidos.
O primeiro passo no processo de tomada de decisão é definir qual o problema que está sendo enfrentado. Cada problema precisa de uma solução consistente, e as equipes devem defini-lo com precisão.
As 5 etapas do processo de tomada de decisão
Na fase inicial, reconhece-se o problema que se deseja solucionar, considerando o estado atual com respeito ao estado desejado. Uma vez que o problema é identificado, deve-se realizar o diagnóstico e, depois disso, podem se desenvolver as medidas corretivas.
O processo de tomada de decisões nas organizações segundo Herbert Simon. Segundo este Prêmio Nobel e professor da Carnegie Mellon University, o processo de tomada de decisão nas organizações tem 3 fases: Prospecção: análise do problema. ... Decisão: julgamento e escolha de uma das alternativas.
A agilidade, a assertividade e a transparência na tomada de decisões ao longo da execução de um projeto são fundamentais para o progresso na fase de execução.
Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de “fase de cumprimento de sentença.”
O primeiro passo para saber como consultar processo judicial é saber em qual tribunal ele está tramitando (Justiça do Estado, do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Eleitoral, Justiça Militar). Depois é só acessar o site do órgão competente e ter em mãos: Número do processo; Nome completo de uma das partes envolvidas.
1ª etapa – Identificação do problema. 2ª etapa – Coleta de dados. 3ª etapa – Identificação das alternativas. 4ª etapa – Escolha da melhor alternativa.
Para isso, Saunders recomenda três passos, que ela chama de pontos básicos.
Então acompanhe o artigo e aprenda como tomar as melhores medidas para qualquer momento de sua vida!
Quando estamos planejando algo, e é preciso tomar uma grande decisão para aquilo dar certo. ... Cada decisão tomada é um caminho que aceitamos seguir. os ganhos virão no caminho e as perdas são os caminhos que não devemos seguir.
Como tomar decisões difíceis: 5 estratégias para escolher melhor