A docência se faz para além da técnica e se realiza como uma ação intelectual que requer autonomia do sujeito que a exerce. Os professores precisam de incentivo no desenvolvimento do trabalho docente. ... A docência pede do professor que transforme informação em conhecimento, conhecimento ensinado em aprendizagem.
Ensinar e aprender constantemente Ela faz muito sentido quando falamos desta profissão. ... Por ser uma espécie de mediador de conhecimento, o professor consegue contribuir no processo de aprendizagem de seus alunos, e também no seu próprio desenvolvimento enquanto cidadão.
Diante disso, o que se pode observar é que o educador contemporâneo é aquele que busca despertar no educando a autocrítica, fazendo com que o aluno aprenda a ser um sujeito ativo, expondo suas opiniões sempre que necessário, pois diante das adversidades tanto aluno quanto professor devem se adequar ao novo, tornando – ...
Os professores ajudam a formar cidadãos honestos,inteligentes, trabalhadores e principalmente alfabetizados. Sua importância para a sociedade é imensurável.
Esse educador é imprescindível para a geração de profissionais e cidadãos que colaboram com uma sociedade mais justa, com desenvolvimento econômico, social e sustentável.
A pedagogia contemporânea defende a ideia de que a construção de uma perspectiva de profissionalização docente envolve a dualidade “[...] sólidos conhecimentos da área específica e igualmente sólidos conhecimentos da área pedagógica”.
Para que você conheça um pouco do conteúdo da aula de conhecimentos pedagógicos, listaremos abaixo os principais estudiosos da área.
Veja a seguir.
A - Pestalozzi (1746-1827) e Rosseau (1712-1778) respectivamente. ... D - Pestalozzi (1746-1827) e Fröbel (1782-1852) respectivamente. E - Montessori (1870-1952) e Comênius (1592-1670) respectivamente.
Pensadores como; Comenius (Comênio), Rousseau, Pestalozzi, Decroly, Froebel e Montessori, entre outros, estabeleceram as bases para um sistema de ensino mais centrado na criança. ...
Surgiu como uma instituição assistencial que vinha com objetivo de suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos o lugar da família. As creches são produto da revolução industrial. ... Em 1988, a Constituição define creche/pré-escola como direito de família e dever do Estado em oferecer esse serviço.
O primeiro grande passo para as mudanças na Educação Infantil foi a Constituição Federal de 1988, que torna o atendimento em creche e pré-escola a crianças de zero a seis anos um dever do estado. ... Com ela, a Educação Infantil passou a integrar a Educação Básica, equiparando a etapa aos Ensinos Fundamental e Médio.