O direito administrativo serve para regular a estrutura organizacional do Estado e de seus órgãos da administração direta e indireta, desde a composição e forma de ingresso até as funções, infrações, direitos e deveres dos agentes públicos.
Neste turno, analisando-se os cinco princípios explícitos previstos no artigo 37 da Magna Carta, que são: Princípio da Legalidade, Princípio da Impessoalidade, Princípio da Moralidade, Princípio da Publicidade e Princípio da Eficiência, entra-se na base desse artigo científico.
Muito se fala na Nova Gestão Pública. ... É uma teoria da Administração Pública que traz um novo modelo de gestão, que incorpora alguns mecanismos de mercado e outras ferramentas de gestão privada para dentro da gestão pública, como análise de dados, gestão eficiente e engajamento por exemplo.
Na Nova Gestão Pública o foco da ação do Estado é no cidadão. Isso significa o resgate da esfera pública como instrumento do exercício da cidadania. O Estado deve ser entendido como o fórum onde o cidadão exerce a cidadania. ... Com o fortalecimento da democracia, o cidadão passa a ocupar uma posição importante.
Em síntese, a NGP, também denominada de administração pública gerencial, consistiu em um amplo movimento que propagava uma série de mudanças deliberadas de estruturas e processos nas organizações do setor público, com o objetivo de obter melhores desempenhos.
Como podemos entender o papel da Gestão Pública como criadora de valor? A criação de valor envolve um processo de constante diálogo com os servidores públicos, poucos objetivos a serem alcançados a partir da colaboração e foco na satisfação dos cidadãos.
Quais foram as principais premissas da primeira fase da Nova Gestão Pública (NPM)? Organizações voltadas a processos, foco no desempenho e na performance, flexibilização das organizações e leis trabalhistas, e centralização do governo.